Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina
DOI: 10.15343/0104-7809.20103341346
Palabras clave:
Ética – análise. Bioética – portfólio. Metodologia de ensino.Resumen
Hoje em dia não se pode negar a necessidade de dedicar tempo na formação curricular em bioética nas escolas médicas. O
espaço curricular que se abre para o aprendizado da Bioética nas faculdades de medicina deveria impregnar toda a formação técnica e
de habilidades do aluno, sem limitar-se às aulas teóricas. O sistema de portfólio aplicado à bioética consiste em metodologia simples,
útil tanto para o aprendizado como para a avaliação do aluno, e oferece a possibilidade de discutir os questionamentos éticos que o
estudante enfrente no seu dia a dia. Por este motivo, é passível de ser aplicado ao longo de todo o curso médico. Através de exemplos
coletados com a utilização do portfólio num projeto com 64 alunos de 8 faculdades de Medicina do Brasil , foi possível observar como
os alunos captam as questões éticas, e passam a estudá-las e refletir sobre elas, construindo assim seu próprio conhecimento.