Visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas: influência na formação do estudante de medicina
DOI: 10.15343/0104-7809.20103327335
Palabras clave:
Crianças. Doenças crônicas. Medicina de Família.Resumen
O objetivo deste trabalho foi descrever um projeto para ensinar valores fundamentais da Medicina de Família, num contexto de visitas
domiciliares a crianças com doenças crônicas. Estudantes de medicina acompanharam médico de família da SOBRAMFA (Sociedade Brasileira de
Medicina de Família), em visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas e relataram seus pontos de vista através de uma narrativa descritiva.
Os relatórios dos estudantes foram avaliados através de uma abordagem qualitativa. O estudo revelou que os estudantes de medicina envolvidos
neste projeto obtiveram uma ampla perspectiva sobre a complexidade do cuidar de crianças com doenças crônicas. Aspectos emocionais, a dinâmica
familiar, o ambiente doméstico, a dor e a angústia que as famílias sofrem para desativar as barreiras a fim de obter medicamentos específicos,
juntamente com problemas financeiros, são retratados todos juntos em cada visita domiciliar. Os alunos percebem que precisam lidar com todas
essas questões para obter uma assistência mais eficaz e compassiva. Entendem, ainda, que as visitas domiciliares têm alta eficácia clínica, uma vez
que os pacientes permanecem em seus domicílios e são menos hospitalizados. Uma proposta projetada para ensinar estudantes de medicina ao ver
crianças com doenças crônicas em visitas domiciliares com médicos de família é um cenário de ensino útil, porque revela os aspectos insuspeitados
e essenciais ao próprio doutorando e o introduz aos valores centrais da Medicina de Família.