Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes
DOI: 10.15343/0104-7809.20103311319
Palabras clave:
Humanidades. Literatura. Medicina.Resumen
O ensino baseado exclusivamente em um modelo biomecânico tem se mostrado insuficiente para a formação de bons profissionais
na área da Medicina. Com o desenvolvimento da especialidade Medicina de Família (MF) e seu estabelecimento como especialidade
acadêmica foi possível uma ampliação desse modelo para a construção de um modelo biopsicossocial. Temas como reflexão,
autoconhecimento, sentimentos, crenças, sofrimento, morte, compaixão e empatia, os quais têm a ver com as dimensões imponderáveis
do ser humano, passaram a ser valorizados e enfocados em educação médica graças à introdução do ensino das Humanidades nos
currículos de diversas universidades em todo o mundo. Este artigo mostra os benefícios de se incluir textos e métodos literários, assim
como a metodologia denominada Medicina baseada em Narrativas, como instrumentos educacionais em cenários teórico-práticos de
ensino da MF.