Análise da acessibilidade das pessoas com deficiência física nas escolas de Chapecó-SC e o papel do fisioterapeuta no ambiente escolar
DOI: 10.15343/0104-7809.20112201207
Palabras clave:
Fisioterapia (especialidade). Pessoas com Deficiência. Barreiras Arquitetônicas.Resumen
A inclusão de pessoas com deficiências no ambiente escolar tem sido tema de discussões e estudos, principalmente no que diz
respeito à acessibilidade. Com isso, este estudo teve como objetivo analisar a acessibilidade das pessoas com deficiência física nas escolas
de Chapecó-SC. Foram visitadas 27 escolas do município de Chapecó durante os meses de maio e junho de 2010. Para a realização da
pesquisa, utilizou-se um protocolo de pesquisa contendo questões norteadoras sobre acessibilidade, espaço físico, mobiliário e edificações
encontradas. A análise dos dados mostra 18 alunos com deficiência inseridos nas escolas do município, sendo que a maioria dessas
escolas apresenta-se acessível em relação à circulação interna, no entanto apenas dez delas possuem rampa de acesso. Treze escolas
possuem banheiros adaptados, onze possuem bebedouros adaptados e nenhuma apresenta existência de sinalização para deficientes
físicos. Com isso, observa-se que nenhuma das escolas está adaptada em todos os itens avaliados, no entanto a maioria possui um ou
mais itens adaptados aos deficientes físicos. Diante disso, o profissional fisioterapeuta pode intervir com o objetivo de minimizar as
barreiras arquitetônicas, proporcionando o acesso sem barreiras aos deficientes no ambiente escolar.