Análise da acessibilidade das pessoas com deficiência física nas escolas de Chapecó-SC e o papel do fisioterapeuta no ambiente escolar

DOI: 10.15343/0104-7809.20112201207

Autores/as

  • emanuela Cerutti Gallo Fisioterapeutas. Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ, Chapecó-SC.
  • Kelen Daiane Orso Fisioterapeutas. Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ, Chapecó-SC.
  • Franciane Barbieri Fiório Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela TUIUTI. Mestre em Engenharia Biomédica pela UNIVAP. Docente do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ.

Palabras clave:

Fisioterapia (especialidade). Pessoas com Deficiência. Barreiras Arquitetônicas.

Resumen

A inclusão de pessoas com deficiências no ambiente escolar tem sido tema de discussões e estudos, principalmente no que diz
respeito à acessibilidade. Com isso, este estudo teve como objetivo analisar a acessibilidade das pessoas com deficiência física nas escolas
de Chapecó-SC. Foram visitadas 27 escolas do município de Chapecó durante os meses de maio e junho de 2010. Para a realização da
pesquisa, utilizou-se um protocolo de pesquisa contendo questões norteadoras sobre acessibilidade, espaço físico, mobiliário e edificações
encontradas. A análise dos dados mostra 18 alunos com deficiência inseridos nas escolas do município, sendo que a maioria dessas
escolas apresenta-se acessível em relação à circulação interna, no entanto apenas dez delas possuem rampa de acesso. Treze escolas
possuem banheiros adaptados, onze possuem bebedouros adaptados e nenhuma apresenta existência de sinalização para deficientes
físicos. Com isso, observa-se que nenhuma das escolas está adaptada em todos os itens avaliados, no entanto a maioria possui um ou
mais itens adaptados aos deficientes físicos. Diante disso, o profissional fisioterapeuta pode intervir com o objetivo de minimizar as
barreiras arquitetônicas, proporcionando o acesso sem barreiras aos deficientes no ambiente escolar.

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Publicado

2011-04-01

Cómo citar

Cerutti Gallo, emanuela, Orso, K. D., & Barbieri Fiório, F. . (2011). Análise da acessibilidade das pessoas com deficiência física nas escolas de Chapecó-SC e o papel do fisioterapeuta no ambiente escolar: DOI: 10.15343/0104-7809.20112201207. O Mundo Da Saúde, 35(2), 201–207. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/565