Percepção de profissionais de um CAPS sobre as práticas de acolhimento no serviço
DOI: 10.15343/0104-7809.20112162168
Palabras clave:
Saúde Mental. Assistência à Saúde. Acolhimento.Resumen
A reorientação da assistência psiquiátrica, ao avançar de um modelo hospitalocêntrico para um modelo de atenção extra-
-hospitalar, possibilitou a constituição de serviços alternativos à internação integral e implantação de tecnologias psicossociais interdisciplinares,
que implicaram na efetivação de um cuidado diferenciado, singular e mais humanizado. Assim, o presente trabalho teve por
objetivo analisar a percepção de profissionais da equipe técnica que atuam em um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, do município
de Campinas, São Paulo, acerca do acolhimento e cuidado prestado aos seus usuários. A investigação teve por base uma abordagem
de natureza qualitativa e descritiva, sendo que entrevistas semiestruturadas foram realizadas com profissionais da equipe técnica que
atuam no referido serviço. A análise do material obtido revelou os diferentes sentidos atribuídos às práticas de acolhimento. Esses se
apresentam a partir de perspectivas como: acesso, escuta qualificada, técnica e reorganização dos processos de trabalho.