Ações estruturantes interministeriais para reorientação da Atenção Básica em Saúde: convergência entre educação e humanização

DOI: 10.15343/0104-7809.2012363482493

Autores/as

  • Fabiane Ferraz Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (EDEN/PEN/UFSC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Estágio Pós-Doutoral junto ao EDEN/PEN/UFSC (2011-2012). Criciúma-SC, Brasil.
  • Carine Vendruscolo Enfermeira. Mestre em Saúde Pública. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/PEN/UFSC). Articuladora da CIES Extremo Oeste II de Santa Catarina. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (Campus Chapecó). Chapecó-SC, Brasil
  • Maria Elisabeth Kleba Enfermeira. Doutora em Filosofia. Professora do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Participação Social da UNOCHAPECÓ. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN/PEN/UFSC. Realizou estágio pós-doutoral junto ao EDEN/PEN/UFSC (2011-2012) com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Chapecó-SC, Brasil
  • Marta Lenise do Prado Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa EDEN/PEN/UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Florianópolis-SC, Brasil
  • Kenya Schmidt Reibnitz Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Coordenadora do Centro de Ciências da Saúde da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisas EDEN/PEN/UFSC. Florianópolis- -SC, Brasil.

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde. Educação Continuada. Educação Profissional em Saúde Pública. Humanização da Assistência. Sistema Único de Saúde.

Resumen

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem entre suas prerrogativas ordenar a formação de recursos humanos na saúde. Buscando atender
esse compromisso, os Ministérios da Saúde e Educação apresentam “ações estruturantes interministeriais” que favorecem a reorientação
das práticas profissionais, por meio de estratégias de formação e valorização dos profissionais da saúde em consonância com
os princípios e diretrizes do SUS. Entre as iniciativas, destacamos: o Programa nacional de reorientação da formação profissional em
saúde, o Programa de educação pelo trabalho para a saúde, a Universidade Aberta do SUS e o Telessaude Brasil. O presente trabalho
propõe uma reflexão sobre a importância da inter-relação entre os princípios teórico-metodológicos das Políticas de Educação Permanente
em Saúde e de Humanização para a estruturação das propostas referentes às ações interministeriais e sua contribuição no
preparo de profissionais para efetivar a Atenção Básica à Saúde (ABS) com vistas à promoção da saúde. Para tanto, refletimos sobre as
origens e desenvolvimento da formação e humanização, pautadas pela compreensão de que os sujeitos envolvidos devem mobilizar
mudanças no e para o processo de trabalho, as quais promovam a reestruturação curricular a fim de efetivar aproximações entre ensino
e serviço. Concluímos que os dispositivos interministeriais são estratégias que estimulam a participação de gestores, trabalhadores,
usuários e instituições de ensino, na promoção de mudanças que podem repercutir na consolidação do sistema público de saúde
integral, humanizado e resolutivo, porém salientamos a necessidade de transformações no setor social e político, para essa efetivação.

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Publicado

2012-07-01

Cómo citar

Ferraz, F. ., Vendruscolo, C. ., Kleba, M. E. ., do Prado, M. L., & Schmidt Reibnitz, K. . (2012). Ações estruturantes interministeriais para reorientação da Atenção Básica em Saúde: convergência entre educação e humanização: DOI: 10.15343/0104-7809.2012363482493. O Mundo Da Saúde, 36(3), 482–493. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/485