A Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino das ciências básicas: experiência no segundo semestre do curso de Medicina de um Centro Universitário

DOI: 10.15343/0104-7809.20133718996

Autores/as

  • Ana Lúcia dos Anjos Duarte Universidade de São Paulo-SP, Brasil.
  • Cauê Freitas Monaco Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Maria Elisa Gonzalez Manso Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação Médica. Educação - currículo & normas.

Resumen

O projeto pedagógico do curso de graduação em Medicina de um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo,
Brasil, foi elaborado de forma a atender às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, formando médicos com
atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em diferentes níveis de atenção. A adoção da metodologia
Aprendizagem Baseada em Problemas em grande parte do currículo atende a esse fim. Os dois primeiros anos da
matriz curricular possuem módulos semestrais que desenvolvem conteúdos integrados e interdisciplinares, abrangendo as
ciências básicas necessárias para a formação médica e que são administradas juntamente com a disciplina denominada
“Introdução ao PBL”, em que são discutidos problemas clínicos relacionados aos conceitos de ciências básicas ministrados
nos módulos e cujo principal objetivo é o desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico e o estímulo à busca
do conhecimento por meio do estudo autodirigido. O presente trabalho é um relato de experiência dessa disciplina no
segundo semestre do curso. São apresentados o contexto histórico e a estrutura conceitual da metodologia, os problemas
discutidos com os alunos em nosso curso e os conceitos de ciências básicas a eles relacionados, o papel do tutor, os desafios
encontrados e os métodos de avaliação utilizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-01-01

Cómo citar

dos Anjos Duarte, A. L., Freitas Monaco, C. ., & Gonzalez Manso, M. E. . (2013). A Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino das ciências básicas: experiência no segundo semestre do curso de Medicina de um Centro Universitário: DOI: 10.15343/0104-7809.20133718996. O Mundo Da Saúde, 37(1), 89–96. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/458