A Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino das ciências básicas: experiência no segundo semestre do curso de Medicina de um Centro Universitário
DOI: 10.15343/0104-7809.20133718996
Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação Médica. Educação - currículo & normas.Resumen
O projeto pedagógico do curso de graduação em Medicina de um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo,
Brasil, foi elaborado de forma a atender às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, formando médicos com
atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em diferentes níveis de atenção. A adoção da metodologia
Aprendizagem Baseada em Problemas em grande parte do currículo atende a esse fim. Os dois primeiros anos da
matriz curricular possuem módulos semestrais que desenvolvem conteúdos integrados e interdisciplinares, abrangendo as
ciências básicas necessárias para a formação médica e que são administradas juntamente com a disciplina denominada
“Introdução ao PBL”, em que são discutidos problemas clínicos relacionados aos conceitos de ciências básicas ministrados
nos módulos e cujo principal objetivo é o desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico e o estímulo à busca
do conhecimento por meio do estudo autodirigido. O presente trabalho é um relato de experiência dessa disciplina no
segundo semestre do curso. São apresentados o contexto histórico e a estrutura conceitual da metodologia, os problemas
discutidos com os alunos em nosso curso e os conceitos de ciências básicas a eles relacionados, o papel do tutor, os desafios
encontrados e os métodos de avaliação utilizados.