Grupo interdisciplinar: construção de Unidade Educacional Sistematizada em Aprendizagem Baseada em Problemas

DOI: 10.15343/0104-7809.20133717883

Autores/as

  • Ioshie Ibara Tanaka Biomédica. Doutora em Análises Clínicas pela UNESP, Campus de Araraquara-SP, Brasil.
  • Sílvia Franco da Rocha Tonhom Unicamp-SP, Brasil.
  • Elane de Fatima Taipeiro UFSCar-SP, Brasil.
  • Ana Paula Ceolotto Guimarães FMRP-USP-SP, Brasil.
  • Maria Yvette de Aguiar Dutra Moravcik HSPESP, Brasil.
  • Teresa Cristina França Sartori UNESP, Campus de Botucatu-SP, Brasil.
  • Elizabete Takeda EEUSPRP-SP, Brasil.

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em Saúde. Estudos Interdisciplinares. Equipe de Assistência ao Paciente.

Resumen

Em 2003, a equipe de construção da 1a série dos cursos de Medicina e Enfermagem de uma faculdade do interior do estado
de São Paulo iniciou um trabalho com objetivo de reconstrução curricular, reestruturando os conteúdos cognitivos e a integração
básico-clínica, com o objetivo de se adequar ao Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares (PROMED), que
propiciou a continuidade das inovações curriculares. Essa equipe trabalhou considerando a dinâmica de grupo, método já
utilizado nas sessões de tutoria, e com que os docentes têm certa familiaridade. Para o bom desempenho grupal, os participantes
da equipe inseriram-se em dois subgrupos: o de construção de problemas educacionais e o de exercícios de avaliação
cognitiva. A equipe e os subgrupos reuniam-se semanalmente, sendo que a cada 15 dias ocorria a socialização dos trabalhos,
identificando as fortalezas e/ou fragilidades do processo e dos produtos. A boa adesão, o envolvimento ativo dos participantes
e a satisfação manifesta por cada participante com sua inserção no grupo refletiu-se no produto final e contribuiu para a
identificação dos sujeitos com a proposta de trabalho. Portanto, nessa trajetória, as transformações individuais e as relações
no âmbito da convivência profissional foram determinantes para o processo de reconstrução curricular permanente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-01-01

Cómo citar

Ibara Tanaka, I. ., Franco da Rocha Tonhom, S. ., Taipeiro, E. de F. ., Ceolotto Guimarães, A. P. ., de Aguiar Dutra Moravcik, M. Y. ., França Sartori, T. C. ., & Takeda, E. . (2013). Grupo interdisciplinar: construção de Unidade Educacional Sistematizada em Aprendizagem Baseada em Problemas: DOI: 10.15343/0104-7809.20133717883. O Mundo Da Saúde, 37(1), 78–83. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/456