Grupo interdisciplinar: construção de Unidade Educacional Sistematizada em Aprendizagem Baseada em Problemas
DOI: 10.15343/0104-7809.20133717883
Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em Saúde. Estudos Interdisciplinares. Equipe de Assistência ao Paciente.Resumen
Em 2003, a equipe de construção da 1a série dos cursos de Medicina e Enfermagem de uma faculdade do interior do estado
de São Paulo iniciou um trabalho com objetivo de reconstrução curricular, reestruturando os conteúdos cognitivos e a integração
básico-clínica, com o objetivo de se adequar ao Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares (PROMED), que
propiciou a continuidade das inovações curriculares. Essa equipe trabalhou considerando a dinâmica de grupo, método já
utilizado nas sessões de tutoria, e com que os docentes têm certa familiaridade. Para o bom desempenho grupal, os participantes
da equipe inseriram-se em dois subgrupos: o de construção de problemas educacionais e o de exercícios de avaliação
cognitiva. A equipe e os subgrupos reuniam-se semanalmente, sendo que a cada 15 dias ocorria a socialização dos trabalhos,
identificando as fortalezas e/ou fragilidades do processo e dos produtos. A boa adesão, o envolvimento ativo dos participantes
e a satisfação manifesta por cada participante com sua inserção no grupo refletiu-se no produto final e contribuiu para a
identificação dos sujeitos com a proposta de trabalho. Portanto, nessa trajetória, as transformações individuais e as relações
no âmbito da convivência profissional foram determinantes para o processo de reconstrução curricular permanente.