Identificação e caracterização da violência escolar: subsídios para ações de enfrentamento

DOI: 10.15343/0104-7809.20133711624

Autores/as

  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, Brasil
  • Claudia Helena Julião Universidade Federal do Triângulo Mineiro- -MG, Brasil.
  • Verônica Borges Kappel Universidade Federal do Triângulo Mineiro -MG, Brasil.
  • Heliana Castro Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro-MG, Brasil.
  • Marta Regina Farinelli Universidade Federal do Triângulo Mineiro-MG, Brasil.

Palabras clave:

Violência. Saúde Escolar. Promoção da Saúde. Educação.

Resumen

A violência escolar é uma violação de direitos de crianças / adolescentes. Objetivou-se identificar e caracterizar a tipologia
da violência em escolas públicas. Trata-se de um estudo censitário realizado em 27 escolas públicas, com 1042 alunos
que responderam a um questionário, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva. A violência se mostrou
presente no cotidiano escolar, principalmente em episódios de agressão psicológica e física, caracterizando situações
de violência na escola, à escola e da escola nas quais alunos e professores são apontados como vítimas ou agressores.
Enfatiza-se a necessidade de ações intersetoriais no enfrentamento da violência escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-01-01

Cómo citar

Tavares Gontijo, D. ., Julião, C. H. ., Borges Kappel, V. ., Castro Alves, H. ., & Farinelli, M. R. . (2013). Identificação e caracterização da violência escolar: subsídios para ações de enfrentamento: DOI: 10.15343/0104-7809.20133711624. O Mundo Da Saúde, 37(1), 16–24. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/449