Política sobre conflito de interesse
Todos os participantes no processo de submissão e avaliação (autores, editores e pareceristas) devem revelar eventuais relações que possam ser consideradas potenciais conflitos de interesse. Os conflitos de interesse existem quando um autor (ou sua instituição), o editor ou o parecerista têm entre si vínculos de ordem financeira e/ou pessoal passíveis de influenciar impropriamente suas ações.
Assim, todos os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas e/ou organizações que possam influenciar de forma inadequada (enviesar) o seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesses incluem: emprego, consultorias, propriedade de ações, honorários, testemunho de perito pago, pedidos/registros de patentes e subsídios ou outro financiamento. Os autores devem divulgar quaisquer interesses dessa natureza em dois lugares: 1. Uma declaração sumária de afirmação de interesse no arquivo da Folha de Rosto. Caso não haja nenhum conflito de interesse, os autores devem apenas escrever “Nada a declarar”. 2. Esta declaração sumária será novamente solicitada caso o artigo seja aceito. É importante que qualquer potencial conflito de interesse seja declarado em ambos os lugares e que as informações sejam compatíveis.
Para O Mundo da Saúde, as seguintes relações entre editores e autores são consideradas conflitos de interesse e são evitadas: entre colegas atuais; entre colegas recentes; entre coautores recentes; entre mestres/doutores e avaliadores de seus trabalhos (dissertação ou tese). Depois que os trabalhos são atribuídos, os editores individuais são obrigados a informar ao editor administrativo quaisquer conflitos não incluídos na lista acima. Caso os editores tenham algum tipo de conflito de interesse, os coeditores com menos conflitos serão designados para o manuscrito. Além disso, os coeditores com menos conflitos serão designados para todas as submissões de artigos revisados pelos editores nas respectivas sessões.
Todas as submissões à revista O Mundo da Saúde aprovadas na triagem inicial também são avaliadas por revisores para minimizar conflitos de interesse. Após os trabalhos serem atribuídos, os revisores devem informar ao editor quaisquer conflitos que possam existir.