Fatores associados à Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina

DOI: 10.15343/0104-7809.202044280289

Autores

  • Helen Hana Fernandes Tavares Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Heloísa Rodrigues Soares da Silva Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Isabela Maria Melo Miranda Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Monise Santana Braga Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Raquel de Oliveira Santos Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Heloísa Silva Guerra Universidade de Rio Verde, Campus Aparecida, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil

Palavras-chave:

Esgotamento psicológico. Estudantes de medicina. Saúde mental.

Resumo

A síndrome de Burnout pode ser definida como uma síndrome de exaustão emocional, de despersonalização e de
redução de realização pessoal, relacionada à elevada exigência emocional no trabalho. Tem-se observado também a
Síndrome de Burnout em estudantes de medicina, visto que estão expostos a vários fatores estressantes. A quantidade
de estudos envolvendo aspectos do público universitário ainda é baixa, sendo fundamental o desenvolvimento de
pesquisas que colaborem para o conhecimento deste perfil. O objetivo deste trabalho foi identificar a prevalência da
síndrome de Burnout entre acadêmicos de Medicina e os fatores associados a esta condição. Estudo transversal com 419
acadêmicos matriculados do segundo ao oitavo período do curso de medicina de uma universidade pública do Estado
de Goiás. Os instrumentos utilizados foram o Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) e um questionário
sociodemográfico e de hábitos de vida. Como resultados, este estudo verificou que 9,5% dos estudantes de medicina
apresentaram alteração nas três dimensões do instrumento, sugerindo a presença de síndrome de Burnout, sendo que
os escores para as dimensões exaustão, descrença e eficácia profissional foram de 3,6; 1,7 e 4,3, respectivamente. Dos
fatores associados a esta condição, os de maior destaque foram o uso frequente de substâncias estimulantes, o uso
de tabaco e álcool. Neste sentido, intervenções são necessárias tanto em apoio pedagógico, psicológico e incentivo
à convivência familiar, a fim de minimizar os possíveis impactos negativos desta condição na vida dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. OMS. Organização Mundial da Saúde. Relatório Sobre a Saúde no Mundo 2001. Saúde Mental: Nova Concepção, Nova Esperança.
[Internet] 2001 [acesso em 17 abr 2020] Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0205.pdf
2. Maslach C, Jackson SE, Leiter MP. MBI Maslach Burnout Inventory. CPP, Incorporated, 1996.
3. Abreu SA, Moreira EA, Leite SF, Teixeira CC, Silva ME, Cangussu LMB, et al. Determinação dos sinais e sintomas da Síndrome de
Burnout através dos profissionais da saúde da Santa Casa de Caridade de Alfenas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Rev Univ Vale
Rio Verde. 2015;13(1):201-238.
4. Moura G, Brito M, Pinho L, Reis V, Souza L, Magalhães T. Prevalência e fatores associados à Síndrome de Burnout entre
universitários: revisão de literatura. Psic., Saúde & Doenças. 2019;20(2):300-318.
5. Oliveira LM. Qualidade de vida do estudante de medicina. Goiânia. Tese [Doutorado em Ciências da Saúde] - Universidade
Federal de Goiás. 2015.
6. Medeiros MRB, Camargo JF, Barbosa LAR, Caldeira, AP. Saúde mental de ingressantes no curso médico: uma abordagem segundo
o sexo. Rev bras educ med. 2018;42(3):214-221.
7. Chagas MKS, Junior DB, Cunha GN, Caixeta RP, Fonseca EF. Ocorrência da Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina de
instituição de ensino no interior de Minas Gerais. Rev Med Saude Brasília [revista em Internet] 2016 [acesso em 17 abr 2020];5(2).
Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/viewFile/7241/4567
8. Ishak W, Nikravesh R, Lederer S, Perry R, Ogunyemi D, Bernstein C. Burnout in medical students: a systematic review. Clin Teach.
2013;10(4):242-45.
9. Chunming WM, Harrison R, Maclntyre R, Travaglia J, Balasooriya C. Burnout in medical students: a systematic review of experiences
in Chinese medical schools. BMC Med Educ. 2017;17(1):217.
10. Pacheco JP, Giacomin HT, Tam WW, Ribeiro TB, Arab C, Bezerra IM, et al. Mental health problems among medical students in
Brazil: a systematic review and meta-analysis. Rev Bras Psiquiatr. 2017;39(4):369-378.
11. Jackson ER, Shanafelt TD, Hasan O, Satele DV, Dyrbye LN. Burnout and Alcohol Abuse/Dependence Among U.S. Medical
Students. Acad Med [revista em Internet] 2016 [acesso em 17 abr 2020];91(9):1251-1256. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.
gov/pubmed/26934693
12. Schaufeli WB, Salanova M., Gonzalez-Roma V, Bakker AB. The measurement of engagement and Burnout and: a confirmative
analytic approach. Journal of Happiness Studies [revista em Internet] 2002 [acesso em 17 abr 2020];3:71–92. Disponível em: https://
doi.org/10.1023/A:1015630930326
13. StataCorp. 2017. Stata Statistical Software: Release 15. College Station, TX: StataCorp LLC.
14. Cunha DHF, Moraes MA, Benjamin MR, Santos AMN. Percepção da qualidade de vida e fatores associados aos escores de
qualidade de vida de alunos de uma escola de medicina. J Bras Psiquiatr. 2017;66(4):189-96.
15. Chazan ACS, Campos MR, Portugal FB. Qualidade de vida de estudantes de medicina da UERJ abordagem multivariada. Cien Saude Colet [revista em Internet]. 2015 [acesso 17 abr 2020];20(2):547-556. Disponível em: https://
doi.org/10.1590/1413-81232015202.05182014
16. Amor EM, Baños JE, Sentí M. Prevalencia del síndrome de Burnout entre los estudiantes de medicina y su relacíon con variables
demográficas, personales y académicas. FEM 2020;23(1):25-33.
17. Serrano FT, Salguero-Sánchez J, Ayala-Fernández J, García-
Torres MF, Meza JC, Mejía
CR. Síndrome de Burnout en estudiantes
de seis facultades de medicina de Colombia, 2016-1: estudio multicéntrico. CIMEL 2016;21(2):29-34.
18. Backovic DV, Zivojinovic JI, Maksimovic J, Maksimovic M. Gender differences in academic stress and Burnout among medicalstudents in final years of education. Psychiatr Danub. 2012;24(2):175-81.
19. Nagime RG, Andrade SS, Lobo MN, Cavatte L, Vieira IMM, Carvalho FOS. Prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes
de medicina da Universidade de Vila Velha (UVV). Braz. J. Hea. Rev. 2020;3(3):6027-6033.
20. Almeida GC, Souza HR, Almeida PC, Almeida BC; Almeida GH. The prevalence of Burnout syndrome in medical students.
Arch. Clin. Psychiatry [revista em Internet]. 2016 [acesso 17 abr 2020];43(1):6-10. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-
60830000000072
21. Barbosa ML, Ferreira BLR, Vargas TN, Silva GMN, Nardi AE, Machado S, Caixeta L. Burnout Prevalence and Associated Factors
Among Brazilian Medical Students. Clin Pract Epidemiol Ment Health [revista em Internet]. 2018 [acesso 17 abr 2020];14:188-195.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30258484
22. Estela-Villa LM, Jiménez-Román CR, Landeo-Gutiérrez JS, Tomateo-Torvisco JD, Vega-Dienstmaier JM. Prevalencia de síndrome
de burnout en alumnos del séptimo año de medicina de una universidad privada de Lima, Perú. Rev Neuropsiquiatr. 2010;73(4):147-
156.
23. Almalki SA, Almojali AI, Alothman AS, Masuadi EM, Alaqeel MK. 2017. Burnout and its association with extracurricular activities
among medical students in Saudi Arabia. Int J Med Educ [revista em Internet]. 2017 [acesso 17 abr 2020];8:144–150. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28454079
24. Dyrbye L, Shanafelt T. A narrative review on Burnout experienced by medical students and residents. Med Educ [revista em
Internet]. 2016 [acesso 17 abr 2020];50:132–149. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26695473
25. Aguiar RLB, Aguiar, MCM, Merces MC. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de universidade da Bahia. Rev Psi
Divers Saúde [revista em Internet]. 2018 [acesso 17 abr 2020];7(2):267-276. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.
php/psicologia/article/view/1893
26. Farias IO, Peruzini GA, Souza MCA, Vilela LFF, Capute ACS. Prevalência da Síndrome de Burnout entre acadêmicos de Medicina
de uma Universidade na cidade de Vassouras no Estado do RJ. Revista de Saúde. 2019;10(1):102-108.
27. Leme JAV, Campos GR, Silva JAP, Antonio HMR. Prevalência da Síndrome de Burnout nos Acadêmicos de Medicina da FACIMED.
Rev Eletron FACIMEDIT [revista em internet]. 2016 [acesso 11 jun 2020];5(2):95-105. Disponível em: http://repositorio.facimed.edu.
br/xmlui/handle/123456789/53
28. Morgan HL, Petry AF, Licks PAK, Bellester AO, Teixeira KN, Dumith SC. Consumo de Estimulantes Cerebrais por Estudantes de
Medicina de uma Universidade do Extremo Sul do Brasil: Prevalência, Motivação e Efeitos Percebidos. Rev Bras Educ Med [revista
em Internet]. 2017 [acesso 17 abr 2020];41(1):102-109. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160035
29. Polonio IB, Oliveira M, Fernandes LMM. Tabagismo entre estudantes de medicina e enfermagem da Universidade Anhembi
Morumbi: Prevalência e avaliação da dependência nicotínica e escala de depressão e ansiedade. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa
Casa. São Paulo: 2017;62(1):12-17.
30. Gomes LS, Barroso CRD, Silvestre VA, Baylão ACP, Garcia SCM, Pacheco SJB. Consumo de álcool entre estudantes de medicina
do Sul Fluminense – RJ. Rev Med. 2018;97(3):260-6.
31. Muzafar Y, Khan HH, Ashraf H, Hussain W, Sajid H, Tahir M, Rehman A, et al. Burnout and its associated factors in medical
students of Lahore, Pakistan. Cureus [revista em Internet], 2015 [acesso 17 abr 2020];7(11):390. Disponível em: https://www.ncbi.
nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4689594/
32. Vasconcelos EM, Trindade CO, Barbosa LR, De Martino MMF. Predictive factors of burnout syndrome in nursing students at
a public university. Rev Esc Enferm USP [revista em Internet] 2020 [acesso 11 jun 2020];54:e03564. Disponível em: https://doi.
org/10.1590/s1980-220x2018044003564
33. Boni RAS, Paiva CE, Oliveira MA, Lucchetti G, Fregnani JHT, Paiva BSR. Burnout among medical students during the first years
undergraduate school: prevalence and associated factors. PLoS One [revista em Internet] 2018 [acesso 11 jun 2020];13(3):e0191746.
Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0191746.
34. Moreno FN, Gil GP, Haddad MCL, Vannuchi MTO. Estratégias e intervenções no enfrentamento da Síndrome de Burnout. Rev.
enferm. UERJ. 2011;19(1):140-5.
35. Freitas A, Carneseca E, Paiva C, Paiva B. Impacto de um programa de atividade física sobre a ansiedade, depressão, estresse
ocupacional e síndrome de Burnout dos profissionais de enfermagem no trabalho. Rev. Latino-Am. Enfermagem [revista em Internet]
2014 [acesso 11 jun 2020];22(2):332-6. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-1169.3307.2420.
36. Pagnin D, Queiroz V. Influence of Burnout and sleep difficulties on the quality of life among medical students. Springerplus [revista
em Internet] 2015 [acesso 17 abr 2020];4(676):2-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4635110/
37. Benzoni PE, Gomes J, Meneghelli SB. Protocolo cognitivo de gerenciamento e controle do estresse ocupacional: um estudo de
caso. REFACS [revista em Internet] 2020 [acesso 11 jun 2020];8(Supl. 1):625-32. Disponível em: https://doi.org/10.18554/refacs.
v8i0.4701
38. Nassif ACN. Escolas Médicas do Brasil [homepage na internet]. Estatísticas Nacionais [acesso 07 jul. 2020]. Disponível em:
https://escolasmedicas.com.br/estatisticas-nacionais.php

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Hana Fernandes Tavares, H. ., Rodrigues Soares da Silva, H. ., Maria Melo Miranda, I. ., Santana Braga, M. ., de Oliveira Santos, R., & Silva Guerra, H. (2020). Fatores associados à Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina: DOI: 10.15343/0104-7809.202044280289. O Mundo Da Saúde, 44, 280–289. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/948

Edição

Seção

Artigos