Avaliação pedagógica nos cursos do Pólo de Educação Permanente da Grande São Paulo: fragilidades e desafios

DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.3

Autores

  • Paulo Henrique Nico Monteiro
  • Renato Barboza Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Lígia Rivero Pupo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Karina Barros Calife Batista Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Maria Mercedes Loureiro Escuder Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Educação em Saúde-capacitação e avaliação pedagógica. Política de Saúde.

Resumo

A formação dos trabalhadores do setor saúde é um dos grandes desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde em nosso País. Nesse
sentido, o Ministério da Saúde instituiu em 2004 a política nacional de educação permanente em saúde, normatizando e definindo diretrizes técnicas e
políticas, operacionalizadas por meio dos Pólos de Educação Permanente. Esse espaço interinstitucional congrega organizações de ensino, gestores e profissionais
da saúde. No presente artigo foram caracterizadas as ações pedagógicas aprovadas e financiadas pelo Pólo de Educação Permanente da Grande
São Paulo no período de 2004 a 2005, visando investigar as propostas de avaliação pedagógica apresentadas pelas instituições propositoras. As ações foram
categorizadas quanto ao tipo de instituição executora, modalidade de formação, público alvo, tipo de avaliação adotada (diagnóstica, somativa, formativa),
o foco do processo de avaliação (aluno, professor, conteúdo, metodologia), a especificação de critérios de avaliação e sua relação com o objetivo geral
descrito nas ações. A análise dos dados aponta que o processo de avaliação pedagógica dos cursos oferecidos pelo Pólo apresentou fragilidades nas fases
de proposição, planejamento e execução. Recomenda-se, portanto, que a temática da avaliação pedagógica deva ser objeto de discussão no âmbito do
Pólo no intuito de qualificar os processos de educação permanente direcionados aos profissionais do Sistema Único de Saúde.

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Publicado

2007-07-01

Como Citar

Nico Monteiro, P. H. ., Barboza, R. ., Rivero Pupo, L., Barros Calife Batista, K. ., & Loureiro Escuder, M. M. (2007). Avaliação pedagógica nos cursos do Pólo de Educação Permanente da Grande São Paulo: fragilidades e desafios: DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.3. O Mundo Da Saúde, 31(3), 336–345. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/875