A percepção de impactos ambientais de docentes do Ensino Fundamental associados ao uso e ocupação do solo

DOI: 10.15343/0104-7809.200832.3.10

Autores

  • Andréia de Fiori Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutora em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar. Tutora de Referência da Disciplina Desenvolvimento Sustentável da Universidade Aberta do Brasil-UFSCar.
  • Fernando Antonio Bataghin Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar.
  • Rogério Hartung Toppa Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Experimental do Litoral Paulista – UNESP/CLP, Parque Bitaru, São Vicente, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

Educação ambiental. Ensino fundamental. Impacto ambiental.

Resumo

O atual modelo de desenvolvimento baseado principalmente na conversão de áreas naturais em áreas agrícolas tem sido considerado
a principal forma de impacto ambiental resultante das atividades humanas e constituem uma ameaça constante à biodiversidade.
Sua causa pode estar relacionada ao nível de compreensão e percepção da sociedade entre a problemática ambiental e as atividades
produtoras regionais. Neste sentido, a investigação da percepção ambiental constitui uma ferramenta imprescindível para projetos de
pesquisa que abordem as relações ser humano-ambiente e gestão ambiental. O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção de
impactos ambientais de um grupo de docentes do Ensino Fundamental de localidades circunvizinhas (Luiz Antônio, Rincão, Santa Rita
do Passa Quatro e São Simão, SP) à Estação Ecológica de Jataí. A percepção ambiental dos docentes revelou um conteúdo manifesto de
experiências vividas em relação aos impactos ambientais algumas vezes associados aos padrões de uso do solo locais. Assim, os resultados
dessa investigação possibilitaram o levantamento do conhecimento dos valores da região no contexto técnico e humano, essencial para
determinar os objetivos específicos de um Programa de Educação Ambiental efetivo, dirigido a uma unidade de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

de Fiori, A., Bataghin, F. A., & Hartung Toppa, R. . (2008). A percepção de impactos ambientais de docentes do Ensino Fundamental associados ao uso e ocupação do solo: DOI: 10.15343/0104-7809.200832.3.10. O Mundo Da Saúde, 32(3), 347–358. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/855