O significado da comunicação no atendimento ao paciente em UTI: como o fonoaudiólogo pode ajudar?

DOI: 10.15343/0104-7809.200832.1.11

Autores

  • Maria de Jesus Gonçalves Fonoaudióloga Clínica. Doutora em Psicologia Experimental pela USP. Mestre em Lingüística pela UNICAMP. Atua em terapia de Linguagem e Comunicação Alternativa.

Palavras-chave:

Unidade de terapia intensiva. Comunicação alternativa e suplementar. Fonoaudiologia.

Resumo

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) encontram-se diariamente pessoas, submetidas a diversos tipos de intervenção, sem
possibilidade de comunicação pela fala e nem sempre existe no hospital ou na UTI a presença de um fonoaudiólogo destinado a trabalhar
os problemas de comunicação. A comunicação é um elemento essencial à vida humana e como tal, nos momentos de maior fragilidade
como no caso de uma internação na UTI, ela pode contribuir de forma significativa para o para o bem-estar geral do paciente. Este trabalho
discute o a importância da comunicação para o paciente internado em UTI. Nessas situações, a opção pela utilização da Comunicação
Alternativa e Suplementar (CAS) faz a diferença entre a comunicação e a não comunicação. A Comunicação Alternativa consiste de um
grupo integrado de componentes, incluindo símbolos, estratégias e técnicas usadas pelos usuários para realizar sua comunicação. Seu
objetivo primordial é a facilitação da participação desses usuários em vários contextos comunicativos, permitindo a sua inserção social.
A intervenção do fonoaudiólogo evita situações de frustração para o paciente, para a família e para a equipe. Há um ganho significativo
para a equipe e para a família com a compreensão do que ocorre em termos da comunicação e conseqüente diminuição de ansiedade e
stress. É a comunicação que garante ao paciente a expressão de suas necessidades, suas idéias e, principalmente, seus sentimentos, suas
dores e suas vontades. É desta forma que se pode garantir a sua autonomia diante dos fatos da sua vida.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

de Jesus Gonçalves, M. . (2008). O significado da comunicação no atendimento ao paciente em UTI: como o fonoaudiólogo pode ajudar? DOI: 10.15343/0104-7809.200832.1.11. O Mundo Da Saúde, 32(1), 79–84. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/823