A importância do levantamento de queixas de idosos institucionalizados durante a entrevista para o planejamento da reabilitação fonoaudiológica

DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.5

Autores

  • Andréa de Souza Fonoaudióloga. Especialista em Gerontologia pela UNIFESP. Fonoaudióloga Clínica, Instituição Assistencial Nosso Lar.
  • Adriana Leico Oda Fonoaudióloga. Doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Docente do Centro Universitário São Camilo, do CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica) e do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares da UNIFESP-EPM. Coordenadora do Curso de Especialização “Reabilitação em Neurologia” (UNIFESP) e sócio-proprietária da Neurone – Clínica, Ensino e Pesquisa em Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Palavras-chave:

Idoso. Reabilitação. Instituição de longa permanência para idosos.

Resumo

objetivo do presente estudo foi caracterizar as queixas relatadas por idosos institucionalizados durante entrevista fonoaudiológica,
ressaltando a sua importância para o processo de reabilitação. Foram avaliados 28 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência
Para Idosos (ILPIs), filantrópica, localizada no Município de Santo André-SP, sendo 18 (64,3%) do sexo masculino e 10 (35,7%) do sexo feminino;
com idade média de 66,86 (+/- 0.95) anos. A obtenção de dados foi realizada pelo levantamento de queixas fonoaudiológicas, feita por meio
de entrevista, auxiliada por um questionário que contemplou informações sobre dados pessoais, queixas referentes à saúde geral, audição, voz,
fala, alimentação, linguagem e cognição. Foram encontradas queixas fonoaudiológicas referentes à cognição (96,4%), linguagem (78,6%), motricidade
oral / alimentação (53,6%), audição (46,4%), voz (35,7%) e fala (3,6%), podendo estar vinculadas ao envelhecimento ou a patologias.
Para diferenciá-las, o fonoaudiólogo proporcionará apoio em diagnóstico, tratamento e reabilitação. As entrevistas revelaram um alto índice de
queixas fonoaudiológicas de idosos institucionalizados, havendo necessidade do profissional configurá-la como um espaço de escuta e acolhimento
ao paciente, possibilitando, durante toda a reabilitação, confiança e credibilidade no profissional que agora, após escutar, irá direcionar o foco
terapêutico, construindo um planejamento individualizado ao quadro clínico e moldado pelos interesses e necessidades do paciente.

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Publicado

2008-04-01

Como Citar

de Souza, A., & Leico Oda, A. (2008). A importância do levantamento de queixas de idosos institucionalizados durante a entrevista para o planejamento da reabilitação fonoaudiológica: DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.5. O Mundo Da Saúde, 32(2), 157–169. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/798