Integração Academia, Serviço e Comunidade: um relato de experiência do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de São Paulo
DOI: 10.15343/0104-7809.200933.1.14
Palavras-chave:
Educação de graduação em medicina. Atenção primária à saúde. Prática profissional.Resumo
Uma nova forma de conceber o processo ensino-aprendizagem nas profissões da saúde no curso de graduação em medicina, tem ganhado
espaço no país, nos últimos anos, e estimulado a implantação de diversas políticas de ensino, bem como iniciativas de instituições de ensino superior e do
controle social em saúde. Tais ações costumam fundamentar na necessidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem diante da incapacidade do
setor em resolver a grande parcela dos agravos que incidem sobre a população. O estabelecimento de parcerias entre profissionais de saúde, instituições
de ensino e comunidade, tem sido apontado pela literatura como importante estratégia para facilitar a construção do conhecimento a partir da reflexão
crítica da realidade, da articulação entre teoria e prática e da integralidade da atenção. A disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade do curso
de Medicina do Centro Universitário São Camilo tem por objetivo a formação de um profissional médico capacitado a atuar no processo saúde-doença
em seus diferentes níveis de atenção, guardando coerência com o perfil epidemiológico da população, promovendo a saúde integral do ser humano. Este
estudo tem como objetivo relatar a implantação do ensino prático dessa disciplina em Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, e as atividades
propostas aos alunos para o alcance da articulação teórico-prática em torno da concepção ampliada do processo saúde-doença na atenção básica
à saúde, assim como do trabalho interdisciplinar