Ética médica e bioética no curso médico sob o olhar dos docentes e discentes
DOI: 10.15343/0104-7809.200933.1.2
Palavras-chave:
Bioética-educação. Ética médica-educação. Educação de graduação em medicina.Resumo
Ética Médica é um elemento crucial para o bom estabelecimento da relação médico-paciente e para a compreensão dos limites da
atuação profissional do médico, enquanto a Bioética permite a ampliação da reflexão sobre diversos temas, ajudando nas decisões do dia-adia.
Este trabalho avaliou a opinião e conhecimento sobre o assunto entre professores-médicos e estudantes do curso de medicina. Trata-se
de um estudo transversal e descritivo entre discentes e docentes da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), com a utilização
de dois questionários autoaplicáveis, um para cada grupo estudado. Foram estudados 121 (58%) professores e 506 (50%) estudantes. O
Código de Ética Médica foi lido por 97% dos professores e 96% dos alunos. Numa escala de 1 a 5, a importância dada à disciplina foi de 4.6
e de 4,3, respectivamente para professores e estudantes; enquanto o autoconhecimento foi de 3.7 e de 3.0. De um total de nove questões
avaliadas, a média de acertos foi de 5,5 questões para os professores e de 5,6 para os acadêmicos. Notou-se entre os estudantes que 66%
afirmaram ter observado conduta médica inadequada por parte de seus professores. Concluiu-se que a importância atribuída à disciplina é
alta, entretanto o conhecimento sobre o assunto é baixo, demonstrando a necessidade da construção de modelos de ensino mais eficazes e
que promovam a reflexão sobre o tema.