Recursos de reabilitação de distúrbios da comunicação e linguagem para melhor qualidade de vida em quadros sensoriais, motores e cognitivos

DOI: 10.15343/0104-7809.200630.1.3

Autores

  • Fernando César Capovilla Psicólogo. Professor Doutor em Psicologia Experimental. Livre Docente em Neuropsicologia Clínica, Universidade de São Paulo. Professor Associado do Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo.
  • Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla Professora Doutora em Psicologia Experimental. Docente na Universidade de São Francisco
  • Elizeu Coutinho de Macedo Professor Doutor em Psicologia Experimental. Docente na Universidade Mackenzie

Palavras-chave:

Transtornos de comunicação-reabilitação, Surdez,alfabetização

Resumo

O artigo revisa alguns instrumentos validados e normatizados para diagnóstico diferencial de distúrbios de comunicação e
linguagem oral, escrita e de sinais, bem como recursos comprovadamente eficazes para a reabilitação cognitiva por eles orientada.
Fornece ainda informações sobre a disponibilidade e as indicações de instrumentos de avaliação e intervenção capazes de aperfeiçoar a
prática de profissionais e pesquisadores voltados à reabilitação de pessoas com distúrbios de comunicação e linguagem decorrentes de
distúrbios neurossensoriais, como surdez congênita, neuromotores, como paralisia cerebral e esclerose lateral amiotrófica, e neurolin-
güísticos, como afasia e dislexia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Capovilla, F. C. ., Gotuzo Seabra Capovilla, A., & Coutinho de Macedo, E. . (2006). Recursos de reabilitação de distúrbios da comunicação e linguagem para melhor qualidade de vida em quadros sensoriais, motores e cognitivos: DOI: 10.15343/0104-7809.200630.1.3. O Mundo Da Saúde, 30(1), 26–36. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/730