Treinamento com foco no faturamento assistencial: uma inovação no serviço de educação continuada
DOI:10.15343/0104-7809.200630.2.5
Palavras-chave:
Custos Hospitalares, Educação continuada, EnfermagemResumo
O presente estudo se caracteriza por ser exploratório descritivo; teve por objetivos levantar o número de divergências nos
registros de procedimentos e materiais pela equipe de enfermagem de um Centro Cirúrgico, antes e após o treinamento sobre faturamento
assistencial, e comparar as taxas de divergências antes e após o treinamento. A amostra abrangeu o formulário do trans-operatório,
boletim de cobrança de sala cirúrgica e de recuperação anestésica de 160 cirurgias ocorridas nos meses de julho e novembro de 2001.
Observou-se uma redução significativa do número de divergências depois do treinamento. O índice de divergências de 38,2% em julho
abaixou para 22,4% em novembro, havendo uma diminuição de 15,8%. O treinamento e o acompanhamento da enfermeira de fatura-
mento assistencial mostraram-se eficientes na redução das divergências relacionadas ao registro de enfermagem e, conseqüentemente,
contribuíram para aumento do faturamento do hospital.