Um estudo das relações entre operadoras de planos de assistência à saúde e prestadoras de serviço
DOI: 10.15343/0104-7809.200630.2.3
Palavras-chave:
Hospitais, Planos de Saúde - operadores, Qualidade em serviçosResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as relações contratuais entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços
hospitalares, com o propósito de identificar os fatores que influenciam a relação contratual e delinear os elementos fundamentais que
configuram os padrões empresariais do mercado de saúde suplementar. Utilizando questionários, foram realizadas entrevistas com
diretores e executivos de três operadoras de planos de saúde e três hospitais privados, resultando num estudo exploratório, descritivo e
qualitativo. A análise dos resultados foi apresentada em três etapas: habilitação dos serviços, qualidade na assistência e contratualização.
Constatou-se por meio da pesquisa que as operadoras de plano de saúde credenciam a sua rede de serviços hospitalares com base no
dimensionamento de rede, definições técnicas para a hierarquização desta e tamanho da clientela. Os hospitais habilitam as operadoras
em suas organizações fundamentados nos preços competitivos e difusão de imagem. Conclui-se que as operadoras avaliam a qualidade
da assistência dos prestadores de serviços de sua rede sem o emprego de programas formais de avaliação da qualidade da assistência.
Verificou-se ainda que operadoras e prestadores de serviços hospitalares monitoram o cumprimento das cláusulas contratuais celebradas
entre as partes, mas não utilizam nenhum item ou cláusula que contemple a variação dos índices a serem aplicados.