A humanização das relações assistenciais no código de ética odontológica
DOI: 10.15343/0104-7809.200630.3.5
Palavras-chave:
Humanização da Assistência; Relações dentista-paciente; BioéticaResumo
O avanço técnico-científico das últimas décadas fez com que as Ciências da Saúde, incluindo a odontologia, se desenvolves-
sem rapidamente, em prol da saúde do paciente. Por outro lado, o progresso vertiginoso fez com que os profissionais da área da saúde
voltassem sua atenção a este desenvolvimento, despersonalizando a relação com o paciente. O ser humano necessita ser olhado e visto
na sua totalidade, atitudes que devem ser desenvolvidas pelos profissionais que lidam com pessoas, principalmente pessoas vulnerabili-
zadas pela dor e pelo sofrimento, como é o caso da odontologia. Neste sentido, o presente trabalho avaliou, fazendo uso da técnica
hermenêutica, o Código de Ética Odontológica vigente, ou seja, a Resolução 42/2003, em relação à promoção da humanização das
relações assistenciais. A interpretação dessa normativa permitiu concluir que o documento que deu origem ao referido código, elaborado
na III CONEO (Conferência Nacional de Ética Odontológica) preocupou-se com o zelo à saúde do paciente e com o respeito à dignidade
do mesmo, preceitos fundamentais da humanização da assistência. E ainda que o Código poderia ser menos repetitivo em algumas
questões e ter um objetivo mais definido com ênfase no conceito de pessoa humana.