Representações sociais, meio ambiente e saúde: por uma educação ambiental de qualidade
DOI: 10.15343/0104-7809.200630.4.9
Palavras-chave:
Psicologia social, Saúde ambiental, Educação ambientalResumo
Trata-se da adequação e desenvolvimento da teoria das representações sociais como elemento potencializador para o campo
da educação ambiental. O mundo, que é em essência o resultado das produções humanas vem, continuamente, sofrendo as conseqüências
da ausência de reflexões críticas. Isso afeta tanto a dimensão ambiental quanto a da saúde. Como, então, superar tal obstáculo
e viabilizar uma melhoria pragmática, no meio em que vivemos e interagimos, nas condições de meio ambiente e saúde? Este trabalho
teórico-argumentativo visa indicar uma dessas possibilidades, se dispondo a defender a idéia de que o estudo das representações sociais,
que são formadas nas relações sociais, caracteriza-se por importante alicerce teórico na busca e implementação de programas/projetos
de educação ambiental críticos e antenados com as práticas cotidianas de indivíduos e sociedades. Como resultados esperamos que as
transformações sociais há muito exigidas, sobretudo pelas camadas mais desfavorecidas socioambientalmente, concretize-se através da
potencialização dos resultados de uma educação ambiental de qualidade enquanto tática de transformação da realidade.