Comunidade indígena na Amazônia: metodologia da pesquisa-ação em educação ambiental
DOI: 10.15343/0104-7809.200630.4.5
Palavras-chave:
Educação ambiental, Saúde indígena, Qualidade de vidaResumo
Objetivou-se descrever o processo de educação ambiental desenvolvido em uma comunidade indígena, com vistas à identificação de representações
sobre o processo saúde-doença e à melhoria das condições vida da população local, já que esta encontra-se exposta a impactos socioambientais e
agravos à saúde pela elevada concentração populacional associada à ausência de saneamento básico e à manutenção de práticas tradicionais de higiene.
Utilizou-se a pesquisa-ação em processo de educação ambiental, por meio de diversos instrumentos aplicados em reuniões comunitárias, como questionários,
entrevistas, mapas-falantes, painéis de fotos e observação participante. Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo a atual situação de degradação
socioambiental local e os impactos negativos à saúde a que estavam sujeitos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana.
Demonstraram também o desejo por melhorias sanitárias, mas ficou claro que apenas a oferta de infra-estrutura não será suficiente para garantir a saúde
integral e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se também necessário a continuidade de processos educativos voltados para uma reflexão
crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses indígenas.
A pesquisa-ação mostrou-se como extremamente adequada em um processo de educação ambiental que objetiva a busca de soluções para determinada
problemática de forma participativa e dialógica e a melhoria das condições de vida da população.