Educação ambiental: diagnóstico de uma área para aplicação de um modelo metodológico interdisciplinar e multiprofissional, com eixo transversal em educação ambiental - Projeto Suarão - (Suarão - Itanhaém, SP, Brasil)

DOI: 10.15343/0104-7809.200630.4.4

Autores

  • Amélia dos Santos Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Oswaldo Campos Jr. Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Fabiano Fernandes Toffoli Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Mariana de Melo Rocha Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Luci Fernandes de Lima Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Clóvis Paes Marques Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Planejamento Ambiental, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho tem a intenção de apresentar os resultados preliminares de diagnóstico de uma área de propriedade da União
Social Camiliana, localizada em Suarão, Itanhaém, litoral de São Paulo, SP, Brasil, para posterior implantação do Projeto Suarão, cujos
objetivos gerais são: experimentação dos referenciais teóricos trabalhados com os alunos do Centro Universitário São Camilo, aprimoramento
profissional, e desenvolvimento de um projeto de comunidade que proporcione melhor qualidade de vida aos moradores locais.
Visam uma forma de aproveitamento real e auto-sustentável da área em questão. O Projeto Suarão – uma Comunidade de Aprendizagem
foi pensado e elaborado dentro de um Modelo Metodológico Interdisciplinar e Multiprofissional que envolva gradativamente todas as
diferentes áreas do conhecimento do Centro Universitário, além de favorecer a integração dentro de um eixo transversal em Educação
Ambiental. Foi dividido em quatro fases: 1) Investigação e diagnóstico iniciais do local; 2) Tratamento e Análise dos dados; 3) Integração
do trabalho nos níveis: multiprofissional e interdisciplinar; 4) Implantação de ações intervencionistas. Ao Curso de Ciências Biológicas,
coube a execução das duas primeiras fases, objeto deste trabalho, sendo que as outras duas fases encontram-se em desenvolvimento.
Esta fase inicial contou com uma participação multidisciplinar do Curso de Ciências Biológicas, sempre obedecendo a roteiros de trabalho
interdisciplinares e com participação efetiva dos alunos. A investigação procurou retratar o diagnóstico local e do município, através da
composição dos seguintes perfis: histórico e de localização geográfica; demográfico e de distribuição espacial dos aglomerados urbanos;
ambiental sob o ponto de vista de áreas impactantes e de influência; sanitário; sócio-econômico; educacional; de saúde, hábitos e costumes;
de atividades desenvolvidas na área; das potencialidades locais e de seleção de pré-requisitos à implantação de ações de caráter
intervencionista na ação educativa ambiental. Os resultados apontaram para uma região que veio sofrendo o impacto de uma crescente
urbanização não planejada. A partir deste diagnóstico, foram elaboradas algumas propostas, algumas já em execução.

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Publicado

2006-10-01

Como Citar

dos Santos, A., Campos Jr., O., Fernandes Toffoli, F., de Melo Rocha, M., Fernandes de Lima, L., & Paes Marques, C. . (2006). Educação ambiental: diagnóstico de uma área para aplicação de um modelo metodológico interdisciplinar e multiprofissional, com eixo transversal em educação ambiental - Projeto Suarão - (Suarão - Itanhaém, SP, Brasil): DOI: 10.15343/0104-7809.200630.4.4. O Mundo Da Saúde, 30(4), 551–558. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/674