Melhorando o processo para reduzir o cancelamento de cirurgias oftalmológicas e as queixas de pacientes

DOI: 10.15343/0104-7809.201018285

Autores

  • Maria Clara Padoveze RN, PhD. Quality Program Section at Hospital das Clínicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brazil and Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil (EE-USP).
  • Denize Fornazari de Oliveira RN, PhD. Quality Program Section at Hospital das Clínicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brazil and Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil (EE-USP).
  • Christiane Russo Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Rosaura Antonieta Azevedo de Faria Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Mariza Lino Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Maria de Lourdes Fraga Penteado Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Mirian Franzoloso Santos Martins Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Ana Paula Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Neuza Heli Zanoveli Santos Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Silvia Elaine Melo Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.
  • Keila M. Carvalho Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brazil.

Palavras-chave:

Cancelamento de cirurgias oftalmológicas. Programa de intervenção. Melhoria de processo.

Resumo

Este estudo visa descrever um programa de intervenção de qualidade para reduzir as taxas de cancelamento de cirurgias oftalmológicas e as queixas de
pacientes. Métodos: o estudo foi realizado em um hospital universitário no estado de São Paulo, Brasil. A intervenção ocorreu de julho a dezembro de 2007. A metodologia
aplicada se baseou no modelo de melhoria do processo. Instituiu-se um grupo de trabalho multidisciplinar composto por profissionais de todos os estágios na
linha de cuidados cirúrgicos e coordenado pela equipe de funcionários do programa de qualidade. Os objetivos do projeto eram: reduzir a taxa de cancelamentos de
cirurgias e o número de queixas de pacientes. Um plano de ação foi estabelecido com base na avaliação das causas principais dos problemas. As ferramentas usadas
incluíram uma planilha 5W2H e um contrato formal para o projeto. As taxas de cancelamento de cirurgias antes e depois da intervenção foram comparadas usando
o teste qui quadrado e a significância foi estabelecida como P menor que. 05. Resultados: no período basal (2004-2005) a taxa mensal de cancelamentos de cirurgias
variou de 32 a 45%. No ano de 2006 esta taxa aumentou de 38 para 66%. As causas principais de cancelamentos da cirurgia foram: ausência do paciente (33%), falhas
na provisão de produtos cirúrgicos (32%) e circunstâncias clínicas não adequadas (15%). A ausência de pacientes foi reduzida com a melhoria da comunicação entre
os cirurgiões residentes e a equipe de assistentes sociais. Obtiveram-se modificações na cadeia de provisão de produtos cirúrgicos essenciais (lente intraocular, solução
salina estabilizada, solução viscoelástica) e não houve mais cancelamentos de cirurgias causado por problemas de provisão de produtos. Embora não tenha havido
nenhuma mudança nas taxas totais de cancelamento de cirurgias entre o período basal (37%) e o período da intervenção (38%), as taxas diminuídas se compararam
às do ano de 2006 (51%) (P = 0.0001; RR: 0.75; CI: 0.71-0.78). A causa principal de queixas de pacientes era o cancelamento de cirurgias; o relacionamento médicopaciente
era objeto de muitas queixas. Foi realizado um treinamento específico para melhorar esse relacionamento. As queixas de pacientes caíram de 20 em 2006
a aproximadamente 10 por mês em 2007. Conclusão: a metodologia de melhoria de processo mostrou ser útil na redução das principais causas de cancelamento de
cirurgias e de queixas de pacientes. O grupo de trabalho expressou um nível elevado da satisfação quanto à metodologia aplicada e aos objetivos alcançados.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Padoveze, M. C. ., Fornazari de Oliveira, D. ., Russo, C. ., Azevedo de Faria, R. A. ., Lino, M. ., Fraga Penteado, M. de L., Franzoloso Santos Martins, M., Paula, A. ., Heli Zanoveli Santos, N., Melo, S. E., & M. Carvalho, K. (2010). Melhorando o processo para reduzir o cancelamento de cirurgias oftalmológicas e as queixas de pacientes: DOI: 10.15343/0104-7809.201018285. O Mundo Da Saúde, 34(1), 82–85. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/646