Espiritualidade e comunicação na saúde: fundamentação conceitual
DOI: 10.15343/0104-7809.20104475482
Palavras-chave:
Espiritualidade. Comunicação em saúde. Organizações.Resumo
O tema da espiritualidade no trabalho vem crescendo de forma intensa nos últimos anos, sobretudo no mundo empresarial. No
decorrer da minha reflexão, usarei a palavra empresa entendendo que toda instituição de saúde é uma empresa. Algo que antigamente
era visto como assunto desligado do universo organizacional, como algo religioso ou até místico, hoje se insere como uma dimensão
estratégica, na medida em que dá significado à missão da empresa e ao trabalho das pessoas. Estudos evidenciam que as empresas que
também desenvolvem a consciência relacionada à espiritualidade, permitem fluir com muito maior facilidade os fatores mais buscados
pelos executivos das organizações, quais sejam: a motivação, o desempenho, o espírito de equipe, a comunicação eficaz, a qualidade, o
foco no cliente, o “estar de bem com a vida”. Após breve retrospectiva conceitual teceremos algumas considerações sobre os possíveis
empecilhos no caminho do desenvolvimento de uma espiritualidade empresarial: a globalização por exemplo. A seguir, enfocando a crise
de humanismo, refletiremos sobre a contextualização da espiritualidade nas empresas na atualidade. Exemplificaremos com os esforços
do governo ao falar de humanização que no fundo é o ponto crucial da comunicação.A atenção à saúde é global e não somente individualizada.
Há um sistema (uma empresa) que deve ser humanizada pela comunicação, a convivência de pessoas, e deve desenvolver
meios materiais e pessoas preparadas para que isso aconteça.