Bullying escolar: onde mora o perigo? Uma reflexão com base na Teoria do Apego sobre a dinâmica agressor/agredido

DOI: 10.15343/0104-7809.20123614148

Autores

  • Gabriela Casellato Doutora em Psicologia Clínica. Fundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia, SP

Palavras-chave:

Bullying - prevenção & controle. Psicologia. Epistemologia.

Resumo

Apesar de ser um fenômeno antigo em nossa sociedade, o bullying tem sido tema de investigação constante de pesquisadores
nas áreas da saúde e educação que visam a compreender sua natureza, discutir e avaliar intervenções eficazes em diferentes
ambientes, em especial, o escolar. Este artigo pretendeu refletir sobr as características psicodinâmicas do bullying, tendo
como base os conceitos principais da Teoria do Apego, desenvolvida pelo psiquiatra britânico John Bowlby entre as décadas
de 50 e 90. Nosso interesse específico foi estabelecer uma correlação entre os conceitos de padrões de apego, modelos
operativos internos e estratégias sociais da interação agressor/agredido que caracterizam o fenômeno do bullying. O artigo
foi desenvolvido a partir da revisão teórica dos principais conceitos dessa teoria, por meio da qual foi possível desenvolver
análises e considerações relevantes para a compreensão do bullying como uma situação decorrente de comprometimentos
sociais relacionados aos estilos de apego inseguro ambivalente, inseguro evitativo e inseguro desorganizado. Pretendeu-se,
também, que, por meio de tais considerações, possamos oferecer subsídios para novas práticas em diferentes âmbitos, da
família à escola, visando a novas possibilidades de profilaxia e enfrentamento do problema em questão.

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Publicado

2012-01-01

Como Citar

Casellato, G. (2012). Bullying escolar: onde mora o perigo? Uma reflexão com base na Teoria do Apego sobre a dinâmica agressor/agredido: DOI: 10.15343/0104-7809.20123614148. O Mundo Da Saúde, 36(1), 41–48. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/511