Mutilação pelo câncer: articulações entre saúde, psicologia e educação

DOI: 10.15343/0104-78092012362276283

Autores

  • Magna Celi Mendes da Rocha Mestre em Educação: Psicologia da Educação – PUC-SP. Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação – PUC-SP.
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Mestre em Educação: Psicologia da Educação – PUC-SP. Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação – PUC-SP

Palavras-chave:

Neoplasias. Pisicologia Social. Identidade Própria.

Resumo

Este artigo é parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-
-SP, que teve por objetivo compreender a constituição da identidade do aluno mutilado pelo câncer infantil, com foco
no processo de inserção e reinserção escolar, com base nos pressupostos da educação inclusiva. A perspectiva teórica
que fundamenta a categoria Identidade, nesta pesquisa, foi elaborada por Ciampa, que, no âmbito da Psicologia Social,
estuda a Identidade como síntese de múltiplas determinações. A identidade é entendida como metamorfose, expressão
que utiliza para dar a ideia de movimento e contínua transformação como constituintes desse processo. O sujeito desta
pesquisa foi sobrevivente do câncer infantil, com mutilação física aparente, que viveu seu processo de reinserção escolar
regular, após o término do tratamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foi realizado um estudo de caso, utilizando a
narrativa da história de vida, buscando compreender as transformações na identidade do sujeito, considerado emblemático,
no processo de inclusão escolar. Os dados demonstram que, do ponto de vista da escolarização, não houve inclusão,
mas um processo de integração; entretanto, o sujeito não sofreu exclusão; para ele, a inclusão em atividade esportiva foi
o que determinou o processo de superação de suas condições, em direção à metamorfose emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Como Citar

Mendes da Rocha, M. C. ., & Makino Antunes, M. A. . (2012). Mutilação pelo câncer: articulações entre saúde, psicologia e educação: DOI: 10.15343/0104-78092012362276283. O Mundo Da Saúde, 36(2), 276–283. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/492