Intervenção educativa sobre urgência e emergência na Atenção Básica de Saúde
DOI: 10.15343/0104-7809.20194303586600
Palavras-chave:
Socorro de Urgência. Emergências. Atenção Primária à Saúde. Educação continuada.Resumo
A atenção básica de saúde é considerada um componente da rede pré-hospitalar fixa de atendimento as urgências e porta de entrada preferencial para o primeiro contato com o usuário. Para tanto, as equipes das unidades básicas de saúde precisam estar aptas, visando a oferta de uma assistência qualificada ao doente, diante de quadros agudos e não previstos, com foco na redução da morbimortalidade e sequelas. Este estudo objetivou descrever um processo de intervenção educativa para atendimento de suporte básico e avançado de vida para profissionais de saúde da rede de atenção básica. Trata-se de uma pesquisa descritiva sobre um processo de intervenção educativa realizada com a equipe multiprofissional de cinco Unidades básicas de saúde na cidade de Maringá-Paraná. Inicialmente foi realizado um diagnóstico situacional, mediante um questionário aplicado a 57 profissionais da atenção básica, a partir disso, construiu-se a intervenção educativa, que se deu por um treinamento ministrado a 65 profissionais das unidades pré-estabelecidas. Em relação às dificuldades encontradas para o atendimento de urgência/emergência, os profissionais citaram o despreparo da equipe, associado a falta de treinamento, como sendo o maior obstáculo. No que se referiu aos temas a serem abordados no treinamento, os participantes optaram por Parada Cardiorrespiratória; Obstrução de Via aérea por Corpo Estranho e Crise Convulsiva. O estudo permitiu identificar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais das UBS diante de um atendimento a condições de agravo a saúde, bem como os temas que eles consideraram deficitários em sua prática de trabalho, ressaltando os de maior relevância para realização de uma intervenção educativa, utilizando-se de uma estratégia mediada por um treinamento.