A Responsabilidade Socioambiental na Formação Acadêmica

DOI: 10.15343/0104-7809.20153901119125

Autores

  • Artênio José Ísper Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP, Araçatuba – SP, Brasil.
  • Adrielle Mendes de Paula Gomes Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP, Araçatuba – SP, Brasil.
  • Maria Perez de Souza Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP. Araçatuba - SP. Brasil.
  • Renato Moreira Arcieri Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP, Araçatuba – SP, Brasil.
  • Tânia Adas Saliba Rovida Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP, Araçatuba – SP, Brasil.
  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP, Araçatuba – SP, Brasil.

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos. Legislação Sanitária. Resíduos Odontológicos.

Resumo

Os profissionais da saúde devem preocupar-se com os resíduos gerados por suas atividades, e desenvolver competências
e habilidades específicas desde a graduação, exigindo dos mesmos um posicionamento consciente e disponibilidade para
colaborar na busca de soluções. Verificar o conhecimento dos graduandos do curso de odontologia de uma Faculdade
Pública do Estado de São Paulo que estavam em atividade clínica no primeiro semestre de 2012, sobre o gerenciamento de
resíduos de serviço de saúde. Foi realizado um estudo descritivo, de caráter transversal. O instrumento de coleta de dados
foi um questionário auto administrado, e após a coleta foi feita a tabulação dos resultados por meio do programa Epi Info
6.04. Os valores foram expressos, por meio de frequências, na forma de gráficos e tabelas. Dos 140 acadêmicos partici-
pantes, a maioria (96,4%) diz saber o que são RSS. No entanto, 45,7% responderam de forma incorreta como descartar os
resíduos do grupo A (sugadores e luvas infectados) e 6,4% sobre o descarte do grupo E (perfurocortantes). Em relação às
soluções utilizadas para revelação e fixação e as lâminas de chumbo das películas de RX, 30% e 48,6%, respectivamente,
não souberam responder qual a forma correta. Conclui-se que o conhecimento dos graduandos sobre o tema ainda é falho,
refletindo a necessidade das metodologias de ensino buscarem meios de sensibilizar os futuros cirurgiões-dentistas, para que
os mesmos desenvolvam o senso de responsabilidade e compromisso ético com a saúde da sociedade e o meio ambiente.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

Ísper Garbin, A. J., Mendes de Paula Gomes, A. ., Perez de Souza, M., Moreira Arcieri, R., Adas Saliba Rovida, T. ., & Adas Saliba Garbin, C. . (2015). A Responsabilidade Socioambiental na Formação Acadêmica: DOI: 10.15343/0104-7809.20153901119125. O Mundo Da Saúde, 39(1), 119–125. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/350