Educação em saúde: representação social e agir cotidiano de profissionais de saúde

DOI: 10.15343/0104-7809.20153902195200

Autores

  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Rio de Janeiro – RJ
  • Bruna Alessandra Costa e Silva Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém – Pará – Brasil.
  • Jacquellyne Pinto Fonseca Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém – Pará – Brasil.
  • Yasmin Martins de Sousa Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém – Pará – Brasil.
  • Larissa Cristina Barros Machado Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém – Pará – Brasil.
  • Lorena de Castro Portal Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém – Pará – Brasil.
  • Pollyana Thays Lameira da Costa Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém – Pará – Brasil.
  • Nahima Castelo de Albuquerque Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém – Pará – Brasil.

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Saúde Pública. Psicologia Social.

Resumo

A educação e a saúde são campos de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano. O obje-
tivo deste estudo é apreender a estrutura das representações sociais de profissionais de saúde sobre educação em saúde
e identificar as práticas educativas realizadas em unidades de referência especializadas da Secretaria de Estado de Saúde
Pública do Pará na cidade de Belém. Estudo descritivo e exploratório, norteado pela abordagem estrutural da Teoria das
Representações Sociais. Os sujeitos foram 56 profissionais de saúde de cinco unidades de referência e um Centro de Saúde.
A análise dos dados sócio – demográficos e práticas educativas se deu através da estatística descritiva com o Programa Excel
2007; os dados obtidos por meio de evocações livres de palavra foram processados pelo Programa Evoc 2003. Concluiu-se
que a centralidade da representação social é objetivada na prevenção por meio de orientação com vistas à qualidade de vida
e saúde. As práticas cotidianas se pautam em orientações individuais nos consultórios voltadas para as especialidades de
atendimento destas instituições. São indivíduos- centradas, biológico- centradas e não superam as fronteiras institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Teixeira, E. ., Costa e Silva, B. A. ., Pinto Fonseca, J. ., Martins de Sousa, Y. ., Barros Machado, L. C., de Castro Portal, L. ., Lameira da Costa, P. T. ., & Castelo de Albuquerque, N. (2015). Educação em saúde: representação social e agir cotidiano de profissionais de saúde: DOI: 10.15343/0104-7809.20153902195200. O Mundo Da Saúde, 39(2), 195–200. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/332