Educação em saúde: representação social e agir cotidiano de profissionais de saúde
DOI: 10.15343/0104-7809.20153902195200
Palavras-chave:
Educação em Saúde. Saúde Pública. Psicologia Social.Resumo
A educação e a saúde são campos de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano. O obje-
tivo deste estudo é apreender a estrutura das representações sociais de profissionais de saúde sobre educação em saúde
e identificar as práticas educativas realizadas em unidades de referência especializadas da Secretaria de Estado de Saúde
Pública do Pará na cidade de Belém. Estudo descritivo e exploratório, norteado pela abordagem estrutural da Teoria das
Representações Sociais. Os sujeitos foram 56 profissionais de saúde de cinco unidades de referência e um Centro de Saúde.
A análise dos dados sócio – demográficos e práticas educativas se deu através da estatística descritiva com o Programa Excel
2007; os dados obtidos por meio de evocações livres de palavra foram processados pelo Programa Evoc 2003. Concluiu-se
que a centralidade da representação social é objetivada na prevenção por meio de orientação com vistas à qualidade de vida
e saúde. As práticas cotidianas se pautam em orientações individuais nos consultórios voltadas para as especialidades de
atendimento destas instituições. São indivíduos- centradas, biológico- centradas e não superam as fronteiras institucionais.