Relações entre a saúde mental de estudantes do ensino fundamental e as práticas e estilos parentais
DOI: 10.15343/0104-7809.20153904504513
Palavras-chave:
Saúde Mental Infantil. Estilos Parentais. Práticas Parentais. Ensino Fundamental.Resumo
O presente estudo teve por objetivo, relacionar a saúde mental infantil de crianças estudantes do primeiro ciclo do ensino
fundamental com as práticas e estilos parentais dos responsáveis. Foram participantes da pesquisa 321 crianças, estudan-
tes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e seus responsáveis. Os instrumentos de medida utilizados foram:
o Questionário de Capacidades e Dificuldades, o Inventário de Estilos Parentais e o Questionário de Atividades Cotidianas.
Foram feitas análises estatísticas comparativas e correlacionais. Os resultados indicaram correlações positivas significativas
entre saúde mental infantil e as práticas e estilos parentais. O estudo também revelou que nas famílias que adotam regras
e responsabilidades que são compartilhadas por todos, as crianças se comportam mais de forma pró-social, apontando
um possível fator de proteção à saúde mental infantil. O estudo também revelou que nas famílias que adotam regras e
responsabilidades que são compartilhadas por todos, as crianças se comportam mais de forma pró-social, apontando um
possível fator de proteção à saúde mental infantil.