Relações entre a saúde mental de estudantes do ensino fundamental e as práticas e estilos parentais

DOI: 10.15343/0104-7809.20153904504513

Autores

  • Maria Fernanda Barboza Cid Universidade Federal de São Carlos – SP – Brasil
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos – SP – Brasil
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos – SP – Brasil

Palavras-chave:

Saúde Mental Infantil. Estilos Parentais. Práticas Parentais. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo, relacionar a saúde mental infantil de crianças estudantes do primeiro ciclo do ensino
fundamental com as práticas e estilos parentais dos responsáveis. Foram participantes da pesquisa 321 crianças, estudan-
tes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e seus responsáveis. Os instrumentos de medida utilizados foram:
o Questionário de Capacidades e Dificuldades, o Inventário de Estilos Parentais e o Questionário de Atividades Cotidianas.
Foram feitas análises estatísticas comparativas e correlacionais. Os resultados indicaram correlações positivas significativas
entre saúde mental infantil e as práticas e estilos parentais. O estudo também revelou que nas famílias que adotam regras
e responsabilidades que são compartilhadas por todos, as crianças se comportam mais de forma pró-social, apontando
um possível fator de proteção à saúde mental infantil. O estudo também revelou que nas famílias que adotam regras e
responsabilidades que são compartilhadas por todos, as crianças se comportam mais de forma pró-social, apontando um
possível fator de proteção à saúde mental infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Barboza Cid, M. F. ., Simões Matsukura, T. ., & Cia, F. (2015). Relações entre a saúde mental de estudantes do ensino fundamental e as práticas e estilos parentais: DOI: 10.15343/0104-7809.20153904504513. O Mundo Da Saúde, 39(4), 504–513. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/306