Atendimento no ambulatório de um Centro de Tratamento de queimados do Sul do Brasil: perfil e opinião dos usuários
DOI: 10.15343/0104-7809.20153904410418
Palavras-chave:
Queimaduras. Atendimento. Opinião do Usuário. Ambulatório.Resumo
Caracterizar o perfil sociodemográfico e a história da morbidade dos usuários do ambulatório do Centro de Tratamento de
Queimados de Londrina (CTQ) e conhecer a sua opinião sobre o atendimento recebido. Estudo descritivo de abordagem
qualitativa e quantitativa. A população foi composta por todos os indivíduos que estavam sendo atendidos no ambulatório
do CTQ no período de junho de 2012 a janeiro de 2013. Os dados foram levantados por meio de um questionário, consulta
aos prontuários e realização de entrevista exploratória sobre a opinião do usuário a respeito do atendimento. As respostas
da entrevista foram transcritas na íntegra e submetidas ao método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os dados quanti-
tativos foram analisados por análise descritiva com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Totalizaram-se 105 participantes, a maioria (66,0%) entre 20 e 49 anos, sendo que 51,0% da população possuía baixa
escolaridade, 74,0% tiveram queimaduras em região do tronco. A opinião do usuário abrangeu as unidades de significado:
‘Processo do cuidar’, ‘Relacionamento interpessoal’, ‘Perspectivas do paciente queimado’, ‘Processo de organização do
trabalho’ e ‘Sugestões de mudança’. O estudo mostrou a complexidade de atender o indivíduo queimado, sendo necessário
que a equipe multiprofissional valorize a opinião deste paciente no intuito de fornecer uma assistência de maior impacto
na melhoria da sua qualidade de vida.