Estado nutricional e práticas de educação nutricional em escolares
DOI: 10.15343/0104-7809.20164002230238
Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional. Antropometria. Criança. Avaliação Nutricional.Resumo
A situação nutricional da população infantil de um país é essencial para aferir a evolução das condições de saúde
e de vida da população em geral. Estudo transversal de natureza quantitativa que teve como objetivo avaliar o
perfil antropométrico de 400 usuários do Programa Nacional de Alimentação Escolar da rede municipal de ensino
de Canoinhas, Santa Catarina e desenvolver atividades de educação nutricional com a comunidade escolar. Foram
avaliados o peso, a altura e a circunferência da cintura. O diagnóstico nutricional antropométrico foi por meio do índice
de massa corporal por idade, com padrões de referências da Organização Mundial de Saúde, os pontos de corte do
Ministério da Saúde e também por meio da circunferência da cintura. A prevalência de escolares com excesso de peso
e obesidade central foi de 23%. A segunda etapa da pesquisa foi composta por cinco oficinas de nutrição, abordando o
tema da alimentação saudável na infância, sendo o conteúdo adaptado conforme o público participante da comunidade
escolar. Os resultados encontrados confirmam o período de transição nutricional que o país vem enfrentando. Além de
servir como alerta para os programas de saúde pública que trabalham com a alimentação escolar, pois com o elevado
número de escolares acima do peso deve-se repensar as estratégias de educação alimentar que utilizam a escola como
local formador de hábitos alimentares mais saudáveis.