Educação Alimentar e Nutricional: influência no comportamento alimentar e no estado nutricional de estudantes
DOI: 10.15343/0104-7809.20164004399409
Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional. Comportamento alimentar. Antropometria.Resumo
A transição nutricional indica um consumo alimentar inadequado na população brasileira sendo necessária a adoção de
estratégias educativas com a finalidade de favorecer comportamentos saudáveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar
a influência de um programa de intervenção nutricional educativa no hábito alimentar e indicadores antropométricos
de alunos da primeira fase do ensino fundamental. Estudo quantitativo prospectivo, realizado em uma escola federal
de Goiânia/Goiás, com 92 alunos. Realizou-se caracterização sociodemográfica, avaliação do peso, altura e Índice
de Massa Corporal (IMC) e, para a identificação do hábito alimentar, aplicou-se o Questionário Alimentar do Dia
Anterior (QUADA), previamente validado. Um programa de intervenção nutricional educativa foi implantado, sendo
desenvolvidas três atividades em cada turma de alunos. A média de idade dos alunos foi de 9,61±1,17 anos, sendo
que a maioria eram meninas (55,44%), da classe social “B” (54,38%); pardos (57,90%); católicos (54,39%), moravam
com pais (68,42%) e tinha um a dois irmãos (71,94%). A maioria dos participantes apresentou eutrofia, antes e após a
intervenção, e 20,00% apresentou excesso de peso. Após cinco meses da intervenção educativa, observou-se aumento
de peso e IMC, sem significância estatística, ganho estatural significativo (p<0,0001). Houve aumento no consumo
do grupo de frutas/verduras/hortaliças no almoço e lanche da tarde e diminuição no desjejum e jantar, redução do
consumo do grupo do feijão no almoço e aumento no jantar. Houve aumento do consumo de alimentos não saudáveis
no desjejum e almoço. Ações de educação alimentar e nutricional devem ser contínuas e inseridas no planejamento
pedagógico das escolas para melhores resultados no comportamento alimentar dos escolares.