Percepções e práticas parentais associadas ao consumo alimentar e estado nutricional em crianças pré-escolares
10.15343/0104-7809.202246023031
Palavras-chave:
Comportamento alimentar. Estado nutricional. Pré-escolar. Pais. Poder familiar.Resumo
Entender a alimentação infantil é de grande importância para elucidar os seus determinantes. Sabe-se que os pais exercem grande influência sobre a formação do comportamento alimentar da criança, podendo definir os padrões alimentares de seus filhos em outros momentos de seus ciclos de vida futuro. Entretanto, os efeitos das práticas e percepções parentais sobre o consumo alimentar e estado nutricional de seus filhos precisam ser elucidados com mais clareza. Este estudo teve como objetivo verificar a associação das práticas e percepções parentais com o consumo alimentar e estado nutricional de crianças. Trata-se de um estudo transversal, conduzido com pais e crianças de dois a seis anos. Aplicou-se questionários pela plataforma Google Forms®, para investigar as práticas e percepções parentais, dados sociodemográficos, peso e estatura, consumo alimentar infantil e rotina alimentar da família. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram o Questionário de Alimentação da Criança, Questionário de Frequência Alimentar da Criança e questões de autoria própria. Para análise estatística considerou-se significativo p<0,05. Foram entrevistados 68 pais de crianças, sendo que 89,7% eram mães e 72,1% trabalhavam fora de casa. Entre as crianças, 54,4% eram do sexo masculino e 60,3% eutróficos. Dentre aqueles pais que trabalhavam fora de casa, os pré-escolares realizavam a maior parte das refeições na escola. Verificou-se associação entre a percepção dos pais sobre o peso da criança e estado nutricional; frequência da responsabilidade dos pais em decidir o tipo correto de comida com o estado nutricional infantil e com a escolaridade dos pais. O controle da ingestão de doces associou-se à idade dos pais. O consumo de lanches pelas crianças associou-se a escolaridade dos pais. Concluiu-se que as práticas e percepções parentais foram associadas ao estado nutricional de pré-escolares, porém não houve associação com o consumo alimentar.
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