Educação em Saúde à criança/adolescente/família: construção e validação de uma escala
DOI: 10.15343/0104-7809.202044486497
Palabras clave:
Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Escalas. Enfermeiros.Resumen
A Educação em Saúde permite o desenvolvimento de comportamentos com capacidade de influenciar os determinantes
de uma vida saudável, nomeadamente a manutenção e melhoria do estado de saúde da criança/adolescente/família e,
por isso, a perceção da importância desta prática por quem a experiencia (enfermeiros e pais/família) poderá contribuir
fortemente para o seu sucesso. Assim, este estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação
da Educação em Saúde, realizada pelos enfermeiros voltados à criança/adolescente/família.Tratou-se de uma pesquisa
descritiva, transversal desenvolvida em duas fases: elaboração dos itens e sua associação às dimensões da escala com
recurso à revisão bibliográfica, a entrevistas exploratórias a enfermeiros e pais/família, análise por peritos (enfermeiros)
e posterior validação com recurso à análise fatorial exploratória. As qualidades psicométricas da escala foram avaliadas
por uma amostra de 603 indivíduos (enfermeiros e pais/família), sendo ainda realizados estudos de fiabilidade, validade
e consistência interna. Os resultados mostram uma análise fatorial exploratória que encontra três fatores: “parceria de
cuidados com a criança/adolescente/família”; “literacia em saúde”; “promoção de ambiente e comportamentos saudáveis
em saúde” com 48 itens. Alta correlação item-fator (≥0,70); Alfa de Cronbach total=0,987; Kaiser-Meyer-Olkin=0,987;
Significância estatística no teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001). A variância total explicada foi 65,7%. Podemos
concluir que o instrumento de avaliação da Educação em Saúde à criança/adolescente/família, além de responder aos
requisitos de validade, apresenta resultados positivos para a sua utilização na avaliação da Educação em Saúde realizada
à criança/adolescente/família.
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Citas
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