Ação de Comunicação em Saúde no WhatsApp com base no Perfil Digital de Portadores de Hipertensão e Diabetes

DOI: 10.15343/0104-7809.201944012022

Autores/as

  • Marcio Renan Fabene Centro Universitário de Maringá- Unicesumar. Maringá/PR, Brasil.
  • Lucas Cayto Voltareli Centro Universitário de Maringá- Unicesumar. Maringá/PR, Brasil.
  • Gabriel Rodrigues de Andrade Centro Universitário de Maringá- Unicesumar. Maringá/PR, Brasil.
  • Tiago Franklin Rodrigues Lucena Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá/PR – Brasil
  • Mirian Ueda Yamaguchi Centro Universitário de Maringá- Unicesumar. Maringá/PR, Brasil.

Palabras clave:

Doenças Crônicas não Transmissíveis. Comunicação em Saúde. Educação em Saúde

Resumen

As doenças crônicas não transmissíveis são causa de grande número de mortes no Brasil e demandam novas abordagens
de educação e comunicação em saúde, inclusive incorporando as tecnologias digitais. No entanto, disparidades sociais
e de acesso a essas tecnologias tornam o desenho de campanhas e intervenções de educação em saúde um desafio.
Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar o perfil digital de usuários do SUS, portadores de hipertensão e Diabetes
Mellitus (DM) para elaboração de estratégia de comunicação em saúde considerando o perfil desses usuários. Foram
entrevistados de 499 indivíduos em Maringá-Paraná, destes 57 eram diabéticos, 280 hipertensos e 162 diabéticos e
hipertensos. Para a criação de conteúdo utilizou-se os princípios do design, softwares de criação gráfica e de áudio, bem
como diretrizes para a elaboração de conteúdo em saúde sobre adesão à terapia medicamentosa. Observou-se que
32,87% dos participantes pertenciam a faixa etária de 50 a 59 anos, sendo 64,93% do sexo feminino. Com relação ao
perfil digital dos usuários, 81,56% possuem redes sociais, sendo WhatsApp (95,79%) e o Facebook, (68,54%) os mais
populares. Os dados permitiram definir um público-alvo, persona e veículo a ser utilizado na intervenção (WhatsApp).
58 imagens, 14 arquivos de áudio e 49 mensagens de texto com conteúdo de educação em saúde foram orginalmente
produzidos pela equipe. O presente estudo apontou para o uso de recurso multimídia do WhatsApp com foco em
imagens e áudios que atendessem perfil socioeconômico da população alvo. O conhecimento prévio do perfil dos
receptores promove uma comunicação mais assertiva e objetiva de campanhas de comunicação em saúde, diferindo
das estratégias de comunicação de massa que não tem por finalidade a personalização da mensagem para os variados
segmentos de público.

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

Renan Fabene, M., Cayto Voltareli, L. ., Rodrigues de Andrade, G. ., Franklin Rodrigues Lucena, T. ., & Ueda Yamaguchi, M. . (2020). Ação de Comunicação em Saúde no WhatsApp com base no Perfil Digital de Portadores de Hipertensão e Diabetes: DOI: 10.15343/0104-7809.201944012022. O Mundo Da Saúde, 44, 12–22. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/946

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