Ações educativas em promoção da saúde no envelhecimento: a experiência do núcleo de atenção ao idoso da UNATI/UERJ
DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.15
Palabras clave:
Envelhecimento - promoção da Saúde. Educação em Saúde – idosos. Educação Popular em Saúde.Resumen
O artigo apresenta a experiência do Programa de Ações Educativas em Promoção de Saúde no Envelhecimento do Núcleo de Atenção ao Idoso,
ambulatório da Universidade Aberta da Terceira Idade, da UERJ. O programa é interdisciplinar e inclui várias modalidades educativas, abertas aos idosos e
usuários em geral. As atividades incluem grupos de sala de espera, grupo fechado (Encontros com a Saúde), grupo aberto (Roda da Saúde) e produção de
materiais educativos (folders e mural). O trabalho pauta-se numa visão de saúde articulada à qualidade de vida e concebe a educação como diálogo, troca
de experiências, parceria, respeito ao outro, reflexão, problematização da realidade e busca de alternativas/escolhas possíveis. As necessidades do idoso
são consideradas no processo educativo, potencializando sua capacidade de aprender, criar, decidir, respeitando as particularidades do envelhecimento. A
experiência valoriza e trás ao debate a complexidade e riqueza da dimensão educativa da saúde, consolidando-se como campo estratégico para a formação
profissional e o desenvolvimento de modelo de atenção pautado no cuidado integral e no aprofundamento da articulação teórico-prática em promoção
da saúde. No plano do ensino, o trabalho estimula uma nova sensibilidade na cultura profissional, capaz de incluir o outro e seus saberes, considerando
as condições socioeconômicas e culturais e sua relação com a saúde. Na dinâmica do serviço, o programa representa um “abrir portas” à participação,
aproximando profissionais e população, fortalecendo o compromisso com assistência de qualidade, centrada no vínculo, na responsabilização e na partilha
dos desafios à qualidade de vida e saúde no envelhecimento.