Ações educativas em promoção da saúde no envelhecimento: a experiência do núcleo de atenção ao idoso da UNATI/UERJ

DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.15

Autores/as

  • Mônica de Assis Doutora em Saúde Pública. Inca/MS e UnATI/UERJ
  • Liliane Carvalho Pacheco Especialista em Envelhecimento e Saúde do Idoso. Núcleo de Atenção ao Idoso – UnATI/UERJ
  • Maria Fátima Garcia de Menezes Mestre em Educação.Instituto de Nutrição/UERJ.
  • Maria Helena de Jesus Bernardo Mestre em Serviço Social.Núcleo de Atenção ao Idoso – Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ.
  • Claudia Helena Vigné Alvarez de Steenhagen Especialista em Audiologia e Gerontologia. Núcleo de Atenção ao Idoso – Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ.
  • Elda Lima Tavares Mestre em Saúde Pública.Instituto de Nutrição/UERJ.
  • Débora Martins dos Santos Mestre em Saúde Coletiva.Instituto de Nutrição/UERJ

Palabras clave:

Envelhecimento - promoção da Saúde. Educação em Saúde – idosos. Educação Popular em Saúde.

Resumen

O artigo apresenta a experiência do Programa de Ações Educativas em Promoção de Saúde no Envelhecimento do Núcleo de Atenção ao Idoso,
ambulatório da Universidade Aberta da Terceira Idade, da UERJ. O programa é interdisciplinar e inclui várias modalidades educativas, abertas aos idosos e
usuários em geral. As atividades incluem grupos de sala de espera, grupo fechado (Encontros com a Saúde), grupo aberto (Roda da Saúde) e produção de
materiais educativos (folders e mural). O trabalho pauta-se numa visão de saúde articulada à qualidade de vida e concebe a educação como diálogo, troca
de experiências, parceria, respeito ao outro, reflexão, problematização da realidade e busca de alternativas/escolhas possíveis. As necessidades do idoso
são consideradas no processo educativo, potencializando sua capacidade de aprender, criar, decidir, respeitando as particularidades do envelhecimento. A
experiência valoriza e trás ao debate a complexidade e riqueza da dimensão educativa da saúde, consolidando-se como campo estratégico para a formação
profissional e o desenvolvimento de modelo de atenção pautado no cuidado integral e no aprofundamento da articulação teórico-prática em promoção
da saúde. No plano do ensino, o trabalho estimula uma nova sensibilidade na cultura profissional, capaz de incluir o outro e seus saberes, considerando
as condições socioeconômicas e culturais e sua relação com a saúde. Na dinâmica do serviço, o programa representa um “abrir portas” à participação,
aproximando profissionais e população, fortalecendo o compromisso com assistência de qualidade, centrada no vínculo, na responsabilização e na partilha
dos desafios à qualidade de vida e saúde no envelhecimento.

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Publicado

2007-07-01

Cómo citar

de Assis, M., Carvalho Pacheco, L. ., Garcia de Menezes, M. F., de Jesus Bernardo, M. H. ., Vigné Alvarez de Steenhagen, C. H., Lima Tavares, E., & Martins dos Santos, D. . (2007). Ações educativas em promoção da saúde no envelhecimento: a experiência do núcleo de atenção ao idoso da UNATI/UERJ: DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.15. O Mundo Da Saúde, 31(3), 438–447. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/887