Ações de promoção e educação em saúde: satisfação dos freqüentadores de uma instituição promotora de saúde
DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.2
Palabras clave:
Promoção em saúde. Educação em saúde. Qualidade de vida.Resumen
O SESC – Serviço Social do Comércio, é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa
do empresariado do comércio e serviços, que a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da
qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seus freqüentadores e da comunidade em geral. Desde sua criação, a instituição teve
uma preocupação especial com a saúde de seus freqüentadores dando enfoque positivo a doença, no sentido de incentivar a prevenção,
através do estímulo de hábitos e comportamentos saudáveis. Norteia a programação para um processo de capacitação da comunidade
para atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde. Este artigo discute os resultados da pesquisa com os freqüentadores do SESC
Santo Amaro visando identificar a percepção dos freqüentadores quanto às atividades programadas em relação à promoção de saúde.
Os resultados dos questionários aplicados indicam que, em relação à vida pessoal e à saúde, um número significativo de freqüentadores
manifestou satisfação e levou à constatação de que quanto maior o tempo de freqüência ao SESC maior a satisfação dos usuários em
relação à vida pessoal e a saúde. Esta pesquisa indicou que o SESC como entidade promotora de Saúde, cumpre o compromisso firmado
desde sua fundação oferecendo uma programação diversificada de educação em saúde favorecendo a adoção de hábitos que estimulem
a obtenção da melhoria de qualidade de vida.