Educação e promoção da saúde: uma retrospectiva histórica

DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.1

Autores/as

  • Maria Cecília Focesi Pelicioni Livre-Docente, Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Educadora de Saúde Pública e Ambiental. Professora Doutora do Departamento de Prática de Saúde Pública da FSP/USP. Coordenadora do Curso de Especialização em Promoção da Saúde da FSP/USP.
  • Andréa Focesi Pelicioni Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Educadora Ambiental. Professora convidada do Curso de Especialização em Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo, responsável pela disciplina de Educação e Promoção da Saúde

Palabras clave:

Educação em Saúde Pública. Promoção da Saúde. Saúde Pública.

Resumen

O presente artigo traça uma retrospectiva histórica das ações educativas no campo da saúde, em especial, a educação sanitária
e a educação em saúde pública, bem como suas relações com a Promoção da Saúde. O empoderamento e a participação ativa da
população preconizada pelo paradigma da Promoção da Saúde serão viabilizados por meio da educação em saúde, enquanto processo
político de formação para a cidadania ativa, preparando-se os indivíduos e/ou grupos para assumirem o controle e a responsabilidade
sobre sua própria saúde, entre outros objetivos. Da mesma forma, essa ação educativa deverá ser de comunicação, de diálogo, se quiser
atingir o ser humano inserido em sua realidade histórica, pois somente motivado e capacitado poderá incorporar novos significados,
valores e práticas para melhorar sua qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-07-01

Cómo citar

Focesi Pelicioni, M. C. ., & Focesi Pelicioni, A. . (2007). Educação e promoção da saúde: uma retrospectiva histórica: DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.1. O Mundo Da Saúde, 31(3), 320–328. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/873