Avaliação do conhecimento sobre células-tronco observado em estudantes de graduação dos cursos da área da saúde da Universidade Estadual de Londrina – o que os alunos sabem e como se posicionam sobre o tema
DOI: 10.15343/0104-7809.200832.1.5
Palabras clave:
Células-tronco. Células-tronco embrionárias. Bioética.Resumen
As células-tronco são consideradas neste início de século um marco histórico na medicina curativa e abre novos horizontes para o futuro da
ciência. Mesmo considerando um avanço na ciência, o estudo apropriado dessas células leva à ambigüidade de valores. Se por um lado há a perspectiva
de cura de doenças até então classificadas como “incuráveis”, por outro lado, o questionamento de sua eficácia e a utilização de embriões humanos. As
informações correm em ritmo acelerado quando veiculados pela mídia, deixando a universidade como fonte secundária na busca destas informações. Este
estudo teve por objetivo reconhecer o nível de conhecimento e informação dos alunos dos cursos da saúde da Universidade Estadual de Londrina acerca
do tema proposto. Para tal, foram entrevistados 42 (quarenta e dois) alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia. Constatouse
que a maioria dos alunos ainda apresenta muita dificuldade para discorrer sobre a parte conceitual de células-tronco. Demonstraram-se, em sua
maioria, contra a criação de uma lei para definir o início da vida humana e contrários à produção de embriões para finalidade de pesquisa. Acreditam
que fatores culturais e religiosos devem ser considerados quando em discussões de embriões humanos congelados e avaliaram a disciplina de Bioética
como insuficiente e inócua durante os anos da graduação.