Recursos para educação de crianças com necessidades especiais e articulação entre educação especial e inclusiva
DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.11
Palabras clave:
Educação especial. Educação inclusiva. Alfabetização.Resumen
Este breve artigo de revisão sumaria alguns recursos disponíveis para escolarização e alfabetização de crianças com dificuldade
escolar, bem como de crianças com distúrbios de comunicação e linguagem de etiologia neurossensorial (e.g., surdez congênita), neuromotora
(e.g., paralisia cerebral) e neurolingüística (e.g., dislexia do desenvolvimento). O artigo defende a articulação entre educação
especial e educação inclusiva em contra-turno, num aranjo em que a escola especial funciona como base de apoio para preparar a criança
para aprender e prosperar na escola comum, ao passo que essa escola comum funciona como campo de prova para assistir a educação
especial na descoberta e calibragem de implementações capazes de tornar a criança efetivamente apta a aprender e prosperar na escola
comum, vicejando academicamente e se integrando socialmente.