Recursos para educação de crianças com necessidades especiais e articulação entre educação especial e inclusiva

DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.11

Autores/as

  • Fernando C. Capovilla Psicólogo. Ph.D. em Psicologia Experimental (Temple University, 1989). Livre Docente em Neuropsicologia Clínica (Universidade de São Paulo, 2000). Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento (Universidade de Brasília, 1984). Pesquisador do CNPq (nível 1). Professor Associado do Programa de Doutorado em Psicologia Experimental (conceito 7 na Capes). Coordenador Nacional de Pesquisa em Alfabetização e de Pesquisa em Desenvolvimento da Linguagem de Surdos pela Capes. Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério a Educação (Inep-Mec) para avaliar o desempenho de populações escolares especiais na Prova Brasil. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Educação especial. Educação inclusiva. Alfabetização.

Resumen

Este breve artigo de revisão sumaria alguns recursos disponíveis para escolarização e alfabetização de crianças com dificuldade
escolar, bem como de crianças com distúrbios de comunicação e linguagem de etiologia neurossensorial (e.g., surdez congênita), neuromotora
(e.g., paralisia cerebral) e neurolingüística (e.g., dislexia do desenvolvimento). O artigo defende a articulação entre educação
especial e educação inclusiva em contra-turno, num aranjo em que a escola especial funciona como base de apoio para preparar a criança
para aprender e prosperar na escola comum, ao passo que essa escola comum funciona como campo de prova para assistir a educação
especial na descoberta e calibragem de implementações capazes de tornar a criança efetivamente apta a aprender e prosperar na escola
comum, vicejando academicamente e se integrando socialmente.

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Publicado

2008-04-01

Cómo citar

C. Capovilla, F. (2008). Recursos para educação de crianças com necessidades especiais e articulação entre educação especial e inclusiva: DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.11. O Mundo Da Saúde, 32(2), 208–214. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/804