Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Escolares do Ensino Fundamental do Vitória/ES

DOI: 10.15343/0104-7809.20194301061082

Autores/as

  • Suelen Borges Dalmaso Centro de Educação Física e Desportos - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Paula Grippa Sant’ana Departamento de Clínica Médica, Faculade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, São Paulo, Brasil.
  • Jóctan Pimentel Cordeiro Centro de Educação Física e Desportos - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Alexandre Loureiros Rodrigues Centro de Ciências Exatas - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Lucas Guimarães Ferreira Centro de Educação Física e Desportos - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • André Soares Leopoldo Centro de Educação Física e Desportos - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Ana Paula Lima-Leopoldo Centro de Educação Física e Desportos - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Palabras clave:

Sobrepeso. Obesidade. Perfil Antropométrico. Crianças. Escolares.

Resumen

Embora numerosos estudos tenham analisado o sobrepeso e a obesidade entre escolares de várias regiões brasileiras, dados relativos ao estado do Espírito Santo (ES) ainda são escassos. Considerando as informações destacadas acima, o objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças do ensino fundamental de Vitória/ES. Estudo transversal com 572 escolares de 7 a 14 anos matriculados em escolas municipais do ensino fundamental de Vitória/ES, totalizando 310 meninas e 262 meninos, selecionados aleatoriamente por amostra de conglomerados estratificados. A prevalência de sobrepeso e obesidade foi calculada com base no perfil antropométrico das crianças de acordo com a porcentagem de gordura corporal, medindo-se a espessura das dobras cutâneas e o índice de massa corporal (IMC). Com base no IMC, a prevalência de excesso de peso foi alta em ambos os sexos, com 20,6% entre os meninos e 20,9% entre as meninas. A prevalência de obesidade não diferiu entre meninos e meninas, com 6,5% e 7,7%, respectivamente. Os resultados da espessura da prega cutânea demonstram que 57,3% da amostra exibiram níveis desejáveis ??de adiposidade, 13% apresentaram sobrepeso e 18% eram obesos. Em conclusão, o presente estudo encontrou alta prevalência de sobrepeso e obesidade, reafirmando que o excesso de peso atinge uma proporção significativa das crianças que frequentam escolas municipais em Vitória / ES.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Borges Dalmaso, S. ., Grippa Sant’ana, P. ., Pimentel Cordeiro, J., Loureiros Rodrigues, A. ., Guimarães Ferreira, L. ., Soares Leopoldo, A. ., & Lima-Leopoldo, A. P. . (2019). Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Escolares do Ensino Fundamental do Vitória/ES: DOI: 10.15343/0104-7809.20194301061082. O Mundo Da Saúde, 43(1), 61–82. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/77