Cuidando da criança na Atenção Básica de Saúde: atitudes dos profissionais da saúde
DOI:10.15343/0104-7809.200933.2.3
Palabras clave:
Saúde da criança. Atenção primária à saúde. Atitude do pessoal de saúde.Resumen
Na Atenção à Saúde da Criança a atual proposta dirige-se para o contexto da integralidade do cuidado revestindo-se como importante
estratégia para o reconhecimento da criança como sujeito de direitos. Resume-se, portanto, no desafio de possibilitar à criança crescer
e desenvolver-se com todo o seu potencial. A partir desta perspectiva questionou-se: Que significados os profissionais atribuem às atitudes
necessárias para cuidar da criança na ABS? Foi definido como objetivo compreender o cuidado a partir dos significados que profissionais atribuem
às atitudes que têm assumido para cuidar da criança na ABS. Utilizou-se da Grounded Theory como recurso metodológico para a coleta e
análise dos dados. Gestores, enfermeiros, médicos do PSF e mães de crianças em um total de 29 foram os sujeitos do estudo organizados a partir
da amostragem teórica em cinco grupos amostrais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas em encontros
individuais com os participantes. Apresenta-se como resultado a categoria Incorporando Atitudes Mediadoras para Cuidar da Criança delimitada
pelas subcategorias: Lidando com a Dimensão Subjetiva, Valorizando a Escuta e o Diálogo, Construindo Laços de Confiança, Estabelecendo Vínculo
com a Família e a Criança, Responsabilizando-se pelo Outro, Exercendo Alteridade, Utilizando a Criatividade no Cuidado. É uma categoria que se
caracteriza pela forma como os profissionais se relacionam com os outros e com o contexto, pelos valores nos quais acreditam e pela capacidade
de articular conhecimento, sensibilidade e criatividade. Configurando-se como dimensão ampliada do cuidado e das necessidades da criança.