A atuação da fisioterapia na inclusão de crianças deficientes físicas em escolas regulares: uma revisão da literatura
DOI: 10.15343/0104-7809.200630.1.19
Palabras clave:
Pessoas portadoras de deficiência, Inclusão escolar, FisioterapiaResumen
Este estudo teve como objetivo mostrar os aspectos da inclusão escolar de crianças deficientes e como o fisioterapeuta
fazendo parte de uma equipe multidisciplinar pode atuar de forma efetiva neste processo. Em 1994, em Salamanca, na Espanha, acon-
teceu a Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais ( NEE), da qual se referiu a educação igualitária e sem distinções,
classificando como obrigação dos governos a inserção dessas crianças no sistema regular de ensino. Fica claro que, por direito, o acesso
de deficientes é livre nas escolas regulares e, desse modo, a escola tem de se apresentar como um contexto inclusivo, ou seja, deve estar
preparada para receber todos os alunos.A atuação de uma equipe interdisciplinar composta por educadores, médicos, terapeutas ocupa-
cionais, psicólogos e fisioterapeutas dentro da escola é de fundamental importância. O papel do fisioterapeuta é realçar as técnicas de
recursos auxiliares existentes na fisioterapia que poderão ser utilizadas para minimizar as dificuldades do deficiente físico. Por meio de
técnicas especiais e adequação de equipamentos e mobiliário podem-se criar condições para uma melhor adaptação, atuação e oportu-
nidades para as crianças deficientes em termos de desenvolvimento de suas capacidades e trocas de experiência com o meio.