Interdisciplinaridade: da origem à atualidade
DOI:10.15343/0104-7809.200630.1.12
Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Reabilitação, FilosofiaResumen
: Iniciando o percurso na etimologia da palavra, o estudo da interdisciplinaridade exige a compreensão e o sentido da aborda-
gem disciplinar. Recebendo uma primeira acepção na Antiguidade, a divisão do estudo em disciplinas recebe características de sua versão
contemporânea na Modernidade, com as Revoluções Científicas, advindas das contribuições de Galileu, com uma nova metodologia para
a física, e de Descartes, com seu dualismo de substâncias. Somente na segunda metade do século XX a fragmentação do conhecimento
é vista como um entrave e, como alternativa a ela, surge a interdisciplinaridade. Contudo, muitas são as dificuldades de uma abordagem
interdisciplinar, que exige, além da transferência de métodos de uma disciplina para outra, mudança nos hábitos de alunos, professores,
pesquisadores e profissionais. Além disso, são exigidas também modificações no hábito social. Todavia, o século XX é marcado por duas
guerras mundiais, pelo surgimento da física quântica e pelo conseqüente questionamento aos princípios básicos da Lógica Clássica.
Atendendo às necessidades dessa nova compreensão de mundo, surge a transdisciplinaridade, que possui como fundamentos a existência
de diferentes níveis de realidade, a complexidade e o terceiro incluído. O conhecimento é compreendido como construção e sua principal
característica é a plasticidade. Considerando-se este percurso e as características do trabalho em Reabilitação, conclui-se pela necessida-
de de constituí-lo como um trabalho transdisciplinar, que permita o terceiro incluído, a constituição do outro como um ser legítimo e a
compreensão das muitas possibilidades que a complexidade da vida nos apresenta.