Qualidade de Vida no Trabalho (QTV): a visão dos trabalhadores

DOI: 10.15343/0104-7809.200630.2.7

Autores/as

  • Paulo Eduardo Marcondes de Salles Administrador. Psicólogo. Mestre em Administração e Doutorando em Planejamento estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina.Pró-reitor administrati- vo do Centro Universitário São Camilo.
  • Waldomiro José Federighi Administrador. Mestre em Administração. Professor universitário

Palabras clave:

Administração de pessoas, Qualidade de Vida-trabalhador, Trabalho

Resumen

O presente estudo objetiva, num primeiro momento, apresentar a evolução histórico-conceitual de trabalho e sua relação
com questões ligadas à contratação, empregabilidade e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Apresenta-se a seguir o que o tra-
balhador entende por qualidade de vida. Para tanto, inicialmente foi realizado levantamento bibliográfico e posteriormente construído
instrumento apropriado e aplicado a 412 participantes da pesquisa. Os resultados apresentam dados relacionados às seguintes dimensões
investigadas: compensação, integração social, condição de trabalho, horário de trabalho e deslocamentos, programação dos serviços,
uso e desenvolvimento de suas capacidades, o indivíduo e o seu papel na empresa e a empresa. Conclui-se que a qualidade de vida no
trabalho é percebida individualmente pelos empregados e os aspectos a ela vinculados envolvem condições de segurança no trabalho,
remuneração, benefícios, oportunidades de crescimento e aprendizado, promoção e clima e justiça social positivos, dentre outros.

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Cómo citar

Marcondes de Salles, P. E. ., & Federighi, W. J. . (2006). Qualidade de Vida no Trabalho (QTV): a visão dos trabalhadores: DOI: 10.15343/0104-7809.200630.2.7. O Mundo Da Saúde, 30(2), 263–278. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/715