Ambientalismo e educação ambiental: dos discursos às práticas sociais
DOI: 10.15343/0104-7809.200630.4.1
Palabras clave:
Educação Ambiental, Representações Sociais, Práticas AmbientaisResumen
Existe uma grande diversidade de representações sociais e práticas desenvolvidas no âmbito do Ambientalismo e da Educação
Ambiental - EA. Tomando como referenciais a classificação de tendências do Ambientalismo proposta por O’Riordan e a Teoria
das Representações Sociais de Moscovici, a autora apresenta pesquisa realizada em nível de doutorado que teve, entre seus objetivos, a
identificação de representações sociais e práticas em EA de um grupo de educadores(as) ambientais. A metodologia foi qualitativa tendo
como instrumentos questionários e entrevistas. Por meio da análise dos discursos foram identificados quatro tipos de representações
sociais a respeito dos objetivos e estratégias da EA frente à problemática socioambiental. Os dois primeiros atribuíam à EA o objetivo de
mudar atitudes e comportamentos individuais, porém o primeiro tinha um apelo racional e se aproximava da Educação Conservacionista.
O 2o, inspirado pelo ideário romântico do ambientalismo gaianista, privilegiava estratégias como o autoconhecimento, a integração com a
natureza e a valorização da afetividade. No 3o tipo, a EA deveria promover transformações no indivíduo e na sociedade, à semelhança do
ambientalismo ecossocialista. O 4o tipo atribuía à EA o objetivo de prover instrumentos de gestão ambiental, aproximando-se do ideário
do ambientalismo tecnocêntrico. Entre as práticas em EA relatadas verificava-se uma gradação entre aquelas cujo foco era o indivíduo
e sua relação com o mundo e outras cujo propósito era a resolução de situações-problema. A partir dos resultados pode-se concluir que
as práticas sociais baseadas nos princípios da Educação Crítica conferem maiores possibilidades de gerar transformações na sociedade
com vistas à melhoria da qualidade de vida.