Educação ambiental e o desafio da sustentabilidade socioambiental
DOI:10.15343/0104-7809.200630.4.1
Palabras clave:
Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Riscos ambientaisResumen
Os avanços rumo a uma sociedade sustentável são permeados de obstáculos, na medida em que existe uma restrita consciência
na sociedade a respeito das implicações do modelo de desenvolvimento em curso. As causas básicas que provocam atividades
ecologicamente predatórias podem ser atribuídas às instituições sociais, aos sistemas de informação e comunicação e aos valores
adotados pela sociedade. A multiplicação dos riscos, em especial os ambientais e tecnológicos de graves conseqüências, são elemento
chave para entender as características, os limites e as transformações da nossa modernidade. A sociedade, produtora de riscos, se torna
crescentemente reflexiva, o que significa dizer que ela se torna um tema e um problema para si própria. A sociedade global “reflexiva”
se vê obrigada a autoconfrontar-se com aquilo que criou, seja de positivo ou de negativo. Neste artigo a reflexão sobre “sociedade de
risco” nos permite estabelecer elos com a complexa temática das relações entre meio ambiente e educação, a partir de alguns parâmetros
presentes nas práticas sociais centradas na “educação para a sustentabilidade”, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de
conhecimento e a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar.